Outros sites Medialivre
Notícia

Janelas da Extrusal abrem Aveiro ao mundo

A empresa começou a produzir perfis de alumínio nos anos 70, sobretudo para arquitectura. Actualmente, 75% do volume de negócios é gerado no mercado industrial.

24 de Fevereiro de 2015 às 00:01
Paulo Duarte
  • Partilhar artigo
  • ...

Foi de Aveiro que saíram os caixilhos das janelas da nova sede da Nestlé, na Suíça. "Uma das nossas principais realizações", contou João Madaíl, director comercial e de marketing da Extrusal, que deve o seu nome ao processo de "extrusão" que usa para fabricar perfis de alumínio. A empresa recebe matéria-prima (alumínio) em bruto e depois coloca-a numas máquinas que com pressão e calor lhe dão outro formato, que vai saindo de modo contínuo dos equipamentos.


Criada em 1972, a empresa de Aveiro continua nas mãos da mesma família que a fundou. Entretanto muita coisa mudou no negócio e no dia-a-dia.

A mudança para
a indústria foi
uma coisa pensada. Em 2004 fizemos
um investimento muito grande
em termos
de modernização
da fábrica. 
João MAdaíl,
Director comercial
e de marketing da Extrusal

"Começámos com a construção civil quando a empresa foi fundada. A partir de 2003/2004 começámos a fazer um esforço grande em termos internacionais e, hoje em dia, de facto, o mercado internacional já vale mais do que o nacional", referiu João Madaíl.


Além disso, a Extrusal virou-se para o segmento industrial que actualmente representa 75% do volume de negócios da empresa, que ronda os 36 milhões de euros. "A partir de 2004 fomos mudando um bocadinho a estratégia e agora fornecemos perfis [formatos] para a indústria", adiantou o responsável. Ou seja, "todos os produtos que necessitem de perfis de alumínio podem ser fornecidos pela empresa, como, por exemplo, aros de bicicletas e muita indústria automóvel", disse João Madaíl.


A mudança foi "pensada", garantiu o director comercial da Extrusal, e implicou um "investimento muito grande em termos de modernização da fábrica". A empresa estava também já com os olhos em novos mercados internacionais. A Extrusal está há 15 anos em Angola e conta com uma presença continuada em Moçambique e Cabo Verde. O objectivo é ter uma maior presença europeia, sem esquecer a América do Sul.


"Foi uma decisão da administração, começar a trabalhar outros mercados internacionais e  complexos, não só pelo preço mas com valor acrescentado", referiu João Madaíl. Entre os principais contam-se França, Alemanha, República Checa, Suíça, Inglaterra e Suécia.


A Extrusal emprega entre 250 e 260 pessoas na fábrica em Aveiro e mais 80 pessoas nas várias empresas do grupo e que têm actividades tão diversas como transportes, seguros e compra e venda de acessórios.


Entre as principais preocupações da empresa para o futuro estão as condições de aquisição da matéria-prima. "A oferta está concentrada em poucos fornecedores e isso é um obstáculo", explicou João Madaíl. A Extrusal importa alumínio sobretudo de França e Espanha. Este custo vale "dois terços do nosso preço", disse o responsável. "E também somos influenciados pelo custo da matéria-prima, que está cotada". A sociedade aposta também em incorporar cada vez mais tecnologia, sobretudo nas janelas para melhoramentos "acústicos e térmicos".

 

 
Tome nota: Da construção para a indústria
A Extrusal, que já fez 40 anos de vida, começou por trabalhar sobretudo para a arquitectura e construção, mas, desde 2004, virou-se para o sector industrial, que agora vale 75% do negócio. 
 

Empresa foi fundada nos anos 70
A Extrusal foi criada em 1972 por Carlos Boia e começou a laborar em 1974. Nessa altura, em Portugal, não eram produzidos perfilados em alumínio, ao contrário do que acontecia um pouco por todo o mundo. Actualmente, a empresa mantém- -se na esfera familiar.

 

Extrusão de alumínio
A empresa produz perfis de alumínio através de um processo de extrusão. A matéria-prima vem de Espanha e França e depois é colocada em máquinas que, com pressão e calor, dão outro formato ao alumínio que sai de forma contínua dos equipamentos. A partir daí é transformado em caixilhos de janelas, aros de bicicletas e outras peças, nomeadamente para a indústria automóvel.

 

Grupo com várias empresas
O grupo Extrusal conta com várias sociedades que trabalham sobretudo em actividades complementares  à que é a "core" da empresa, como os transportes, seguros e  compra e venda de acessórios.

 

Mercados
Com uma presença externa consolidada, a Extrusal começou a trabalhar em Angola já há 15 anos e está também em Moçambique e Cabo Verde. Na Europa, o principal mercado é a Alemanha, estando ainda  presente em França, República Checa, Suíça, Inglaterra, Suécia, entre outros. A Extrusal tem também  presença indirecta em vários mercados, através de clientes nacionais.

 

Mais notícias