Outros sites Medialivre
Notícia

Negócios Iniciativas | Os três keynotes e a transição energética

Encontrar o equilibrio entre sustentabilidade, inovação tecnológica e acessibilidade económica, são alguns dos temas a desenvolver no evento que acontece amanhã em Oeiras, no Taguspark.

Getty Images
  • Partilhar artigo
  • ...

Os temas em destaque são a "Transição Energética e a Sobrevivência" pela voz de Ernest Scheyder, jornalista de energia, ambiente e autor do livro "The War Below: Lithium, Copper, and the Global Battle to Power Our Lives". Ernest Scheyder, jornalista que tem feito a cobertura da transição para a energia verde, sobretudo dos minerais que a sustentam. O livro foi publicado em 2024 e tem como centro de ação a nova guerra económica pelos minerais críticos para a transição energética. Esta obra começou quando decidiu trocar, a conselho do Washington Post, o soprador de folhas a gasolina por um elétrico e começou a interrogar-se sobre onde é que os fabricantes iam buscar o lítio, o cobre e outros metais para construir a bateria de iões de lítio para este soprador de folhas, qual era a sua pegada de carbono, como os metais eram extraídos e processados, e em que condições de trabalho e ambientais.

O hidrogénio verde pode ser uma alternativa para substituir combustíveis fósseis, como carvão ou gás?

Paul Micallef é Global Digital Grid Leader da EY, é consultor de utilities, reguladores e governos, com experiência na gestão de empresas do setor da energia através de transformações complexas impulsionadas pela tecnologia. A sua comunicação será sobre "Global Trade Outlook". Com mais de 10 anos de experiência em consultoria energética e de gestão internacional, concentra-se nas tecnologias energéticas emergentes e na digitalização do setor. Como refere, o seu trabalho ajuda "as empresas de serviços públicos e os reguladores a navegar e a compreender o seu percurso na rede digital. Esta transformação facilitará a adoção de recursos distribuídos, permitirá a infraestrutura de veículos elétricos, proporcionará uma maior perceção e controlo do seu domínio energético, aumentará o acesso à eletricidade e manterá a estabilidade e a integridade das infraestruturas nacionais críticas."

O hidrogénio verde (H2) pode ser aplicado para descarbonizar uma ampla gama de setores e pode ser usado diretamente ou na forma dos seus derivados, para substituir combustíveis fósseis, como carvão ou gás, e é um dos eixos de atividade da Siemens, que tem em Peter Ammann, responsável pelo centro de competências global de hidrogénio verde da Siemens, um especialista que vai falar sobre "A Importância do Hidrogénio para a Europa". Como sublinhou Luís Marçal, responsável de Sustentabilidade e da unidade de negócio Energy Automation da Siemens Portugal, esta organização da Siemens "reúne as competências e as tecnologias da empresa para esta área, com o intuito de apoiar os clientes, parceiros e a sociedade nas suas jornadas rumo à transição energética e à neutralidade carbónica, sem com isso sacrificar a rentabilidade, a produtividade e a qualidade de vida."

O roteiro das mesas redondas
Nas mesas redondas da conferência "Energy Outlook 2025 - The new era of Power Politics", os temas em destaque são o papel do Estado na transição energética e ambiental, mas também se vai refletir sobre o regresso das fronteiras e dos blocos comerciais e políticos, com as tarifas aduaneiras a tornarem-se armas diplomáticas, económicas e ideológicas, que se preparam para desmontar a globalização tal como se conhecia.

| "O Papel do Estado: Acelerador ou Complicador?"
Terá lugar às 10h50 com João Galamba, ex-secretário de Estado da Energia entre outubro de 2018 e janeiro de 2023 e atual consultor da Enline Energy Solutions; Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal na Assembleia da República Rui Rei; e presidente da Parques Tejo, que será moderado por Bárbara Silva, jornalista do Jornal de Negócios.

| "AICEP, CCILC e AmCham: As Novas Fortalezas"
Às 12h00 o debate sobre a tendência da desglobalização terá a moderação de Paulo Moutinho, Editor Executivo, Jornal de Negócios, e junta Miguel Frasquilho, anfitrião do programa "Economia Sem Fronteiras" no canal Now, e ex-presidente da AICEP entre 2014 e 2016; António Martins da Costa, presidente da AmCham - Câmara de Comércio Americana em Portugal, que foi administrador da EDP durante 15 anos e atual assessor da administração e professor catedrático convidado do ISCTE Executive Education; e Bernardo Mendia, secretário-geral da CCILC - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, tem experiência de gestão e negócios à China e Hong Kong e é fundador e CEO da consultora Trinestcon.

| "Energy Finance: Custo ou Investimento?"
Pelas 14:30, Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios modera a mesa redonda com a participação de João Fonseca Santos, chefe do escritório de Representação em Portugal do Grupo Banco Europeu de Investimento, Nuno Marques Antunes, partner da Miranda e Associados, Sociedade de Advogados Gonçalo Regalado, presidente executivo do Banco de Fomento.

| "A Energia na História, no Presente e no Futuro"
Pelas 15:30, António Nogueira Leite, professor catedrático da NovaSBE da Universidade Nova de Lisboa, desde 1995. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Mapfre Seguros Portugal, presidente da Sociedade Ponto Verde e administrador da Hipoges, conversa com Vítor Santos, Professor Catedrático de Economia do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa, que foi presidente da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e secretário de Estado da Indústria e Energia. A conversa será mediada por Patrícia Matos, jornalista.

| Wrap-up
As 16H00, a caminho final da conferência, o ponto da situação feito com João Diogo Marques da Silva, Co-CEO da Galp, Fernando Silva, administrador executivo da Siemens Portugal e João Faria Conceição, administrador executivo da REN, e moderado Paulo Moutinho, editor executivo do Jornal de Negócios.

Mais notícias