- Partilhar artigo
- ...
Os temas em destaque são a "Transição Energética e a Sobrevivência" pela voz de Ernest Scheyder, jornalista de energia, ambiente e autor do livro "The War Below: Lithium, Copper, and the Global Battle to Power Our Lives". Ernest Scheyder, jornalista que tem feito a cobertura da transição para a energia verde, sobretudo dos minerais que a sustentam. O livro foi publicado em 2024 e tem como centro de ação a nova guerra económica pelos minerais críticos para a transição energética. Esta obra começou quando decidiu trocar, a conselho do Washington Post, o soprador de folhas a gasolina por um elétrico e começou a interrogar-se sobre onde é que os fabricantes iam buscar o lítio, o cobre e outros metais para construir a bateria de iões de lítio para este soprador de folhas, qual era a sua pegada de carbono, como os metais eram extraídos e processados, e em que condições de trabalho e ambientais.
O hidrogénio verde pode ser uma alternativa para substituir combustíveis fósseis, como carvão ou gás?
Paul Micallef é Global Digital Grid Leader da EY, é consultor de utilities, reguladores e governos, com experiência na gestão de empresas do setor da energia através de transformações complexas impulsionadas pela tecnologia. A sua comunicação será sobre "Global Trade Outlook". Com mais de 10 anos de experiência em consultoria energética e de gestão internacional, concentra-se nas tecnologias energéticas emergentes e na digitalização do setor. Como refere, o seu trabalho ajuda "as empresas de serviços públicos e os reguladores a navegar e a compreender o seu percurso na rede digital. Esta transformação facilitará a adoção de recursos distribuídos, permitirá a infraestrutura de veículos elétricos, proporcionará uma maior perceção e controlo do seu domínio energético, aumentará o acesso à eletricidade e manterá a estabilidade e a integridade das infraestruturas nacionais críticas."
O roteiro das mesas redondas
Nas mesas redondas da conferência "Energy Outlook 2025 - The new era of Power Politics", os temas em destaque são o papel do Estado na transição energética e ambiental, mas também se vai refletir sobre o regresso das fronteiras e dos blocos comerciais e políticos, com as tarifas aduaneiras a tornarem-se armas diplomáticas, económicas e ideológicas, que se preparam para desmontar a globalização tal como se conhecia.
| "O Papel do Estado: Acelerador ou Complicador?"
Terá lugar às 10h50 com João Galamba, ex-secretário de Estado da Energia entre outubro de 2018 e janeiro de 2023 e atual consultor da Enline Energy Solutions; Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal na Assembleia da República Rui Rei; e presidente da Parques Tejo, que será moderado por Bárbara Silva, jornalista do Jornal de Negócios.
| "AICEP, CCILC e AmCham: As Novas Fortalezas"
Às 12h00 o debate sobre a tendência da desglobalização terá a moderação de Paulo Moutinho, Editor Executivo, Jornal de Negócios, e junta Miguel Frasquilho, anfitrião do programa "Economia Sem Fronteiras" no canal Now, e ex-presidente da AICEP entre 2014 e 2016; António Martins da Costa, presidente da AmCham - Câmara de Comércio Americana em Portugal, que foi administrador da EDP durante 15 anos e atual assessor da administração e professor catedrático convidado do ISCTE Executive Education; e Bernardo Mendia, secretário-geral da CCILC - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, tem experiência de gestão e negócios à China e Hong Kong e é fundador e CEO da consultora Trinestcon.
| "Energy Finance: Custo ou Investimento?"
Pelas 14:30, Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios modera a mesa redonda com a participação de João Fonseca Santos, chefe do escritório de Representação em Portugal do Grupo Banco Europeu de Investimento, Nuno Marques Antunes, partner da Miranda e Associados, Sociedade de Advogados Gonçalo Regalado, presidente executivo do Banco de Fomento.
| "A Energia na História, no Presente e no Futuro"
Pelas 15:30, António Nogueira Leite, professor catedrático da NovaSBE da Universidade Nova de Lisboa, desde 1995. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Mapfre Seguros Portugal, presidente da Sociedade Ponto Verde e administrador da Hipoges, conversa com Vítor Santos, Professor Catedrático de Economia do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa, que foi presidente da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e secretário de Estado da Indústria e Energia. A conversa será mediada por Patrícia Matos, jornalista.
| Wrap-up
As 16H00, a caminho final da conferência, o ponto da situação feito com João Diogo Marques da Silva, Co-CEO da Galp, Fernando Silva, administrador executivo da Siemens Portugal e João Faria Conceição, administrador executivo da REN, e moderado Paulo Moutinho, editor executivo do Jornal de Negócios.