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Se há muito destinos turísticos que apostam na gastronomia como factor de captação de turistas, para Portugal a gastronomia e os vinhos funcionam quando os turistas já estão em Portugal. No que se refere à experiência, um inquérito de 2015 revelava que, à saída, "80% dos turistas considerava que uma das três coisas que mais os tinha marcado fora a gastronomia e 50% consideraram a gastronomia portuguesa tinha superado as expectativas" revela Luís Araújo.
"São um motivo de enriquecimento da experiência" refere Luís Araújo. "Ainda não é um motivo único para vir a Portugal, mas estamos a trabalhar para isso, e é já um grande motivo de repetição e enriquecimento da experiência".
"O nosso foco é muito mais na parte da experiência, mas o que queremos é que no futuro Portugal seja também reconhecido como um destino gastronómico" salientou Luís Araújo, licenciado em Direito mas que fez a sua carreira no Grupo Pestana onde esteve desde 1996 até 2016, com um pequeno interregno como chefe de gabinete do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade (entre 2005 e 2007) do XVII Governo Constitucional.
Como refere Miguel Guedes de Sousa, CEO da Amorim Luxury, a "escolha de um destino tem muito a ver com a oferta gastronómica. Em termos mundiais, 10% dos turistas e cerca de 1/3 dos gastos de uma viagem são para gastronomia (36%), e por isso temos de vender a qualidade da nossa gastronomia lá fora". Luís Araújo reforça: "temos de dar o salto e começar a ser mais internacionais e a internacionalizar aquela que é nossa gastronomia". O presidente do Turismo e Portugal dá como exemplo a iniciativa com a AHRESP e o AICEP para a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, que serão certificados e promoverão a gastronomia e os produtos portugueses.
Os participantes do debate
O debate sobre Gastronomia e Restauração, um dos cinco trunfos para a excelência do Turismo em Portugal, decorreu no Espaço Conversas Soltas do Banco Popular, organizado pelo Jornal de Negócios e o Banco Popular. A moderação foi de Raul Vaz, director do Jornal de Negócios e participaram Carla Bento dos Santos, coordenadora executiva de marca e comunicação do Banco Popular Portugal, Kiko Martins, chef e empresário de restauração, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Pedro Cardoso, empresário do Solar dos Presuntos, Miguel Guedes de Sousa, CEO da Amorim Luxury e Paulo Amado, gastrónomo e empresário da Edições do Gosto.