O grupo Ach Brito exporta fragrâncias e produtos de beleza para mais de 50 países. As três marcas centenárias: Ach Brito (1918), Confiança (1894) e Claus Porto (1887), combinam inovação com receitas tradicionais.
Os sabonetes de todas as cores, as águas-de-colónia e as velas perfumadas são alguns dos produtos das várias marcas. Na Europa e América, os mercados principais são os Estados Unidos e o Reino Unido e na Ásia, a China e a Coreia do Sul. A aposta na exportação inclui as três marcas. Cada marca tem o seu posicionamento. A marca Ach Brito destina-se ao grande consumo, a Confiança ao segmento médio alto e a Claus Porto é a marca mais exclusiva. A marca que mais exporta é a Claus Porto, nomeadamente a colecção Musgo Real e a coleção Deco, contudo as exportações da Ach Brito e Confiança têm vindo a crescer nos últimos anos.
As colecções das várias marcas destinam-se a todos os mercados mas há padrões e tamanhos mais apreciados por alguns países. Os motivos florais são mais valorizados pelos mercados asiáticos e os sabonetes de 350 gramas são um caso de sucesso nos Estados Unidos.
O sabonete é um dos produtos estrela do grupo. As diferentes colecções incluem mais de 500 referências das quais cerca de 80% são embaladas à mão. A exclusividade do produto e a selecção de materiais delicados implica manter o embalamento manual. Assim como, a diversidade de cores e o "design" das embalagens fazem parte da imagem exclusiva das várias marcas.
O portfólio de padrões é tão vasto que as equipas recorrem ao arquivo histórico com mais de centenas de desenhos para inovar e lançar novos produtos. Um exemplo, foi a reedição, no Natal de 2016, de um rótulo antigo da linha Patti que rapidamente esgotou no mercado nacional e internacional. Esta estratégia de renovação das colecções com novas fórmulas conquistou clientes de referência em todo o mundo como a Bergdorf and Goodman nos Estados Unidos, o Le Bon Marché em França, o Harrods no Reino Unido e o 1010 Apothecary na China.
FUTURO AUMENTAR AS EXPORTAÇÕES DA MARCA CONFIANÇA
O grupo Ach Brito pretende aumentar as exportações da marca Confiança com produtos autênticos e diferenciadores. Um dos produtos é o sabonete da linha de homem "O Melhor".
O "design" original da embalagem e os ingredientes de qualidade procuram conquistar o exigente público masculino. Além disso, trata-se de um sabonete com base de sabão 100% vegetal, com algas vermelhas que proporcionam uma acção esfoliante e com um perfume distinto e diferenciador. A produção da marca Confiança e das restantes marcas localiza-se na fábrica do grupo em Vila do Conde."Oprah Winfrey trouxe visibilidade mundial"
Qual a prioridade?
A actual prioridade do grupo é aumentar as vendas internacionais da Claus Porto e reforçar as exportações das marcas Confiança e Ach Brito, conquistando novos mercados e consolidando as vendas nos mercados onde está presente.
Qual o factor crítico de sucesso?
Com mais de um século de tradição, o grupo faz questão de preservar a origem dos produtos. Sempre entramos no mercado externo com os nomes portugueses dos nossos produtos como Rosalface, a Alfazema do Monte, o Veleiro, a Chipre Imperial, e os clientes apreciam esta autenticidade.
Que impacto teve a referência de Oprah Winfrey?
O efeito da recomendação de Oprah no programa de televisão foi massivo, o grupo recebeu inúmeras encomendas, trouxe visibilidade mundial e permitiu chegar aos quatros cantos do mundo.
Qual o objectivo de longo prazo?
Como representante da quarta geração da família Aquiles Brito gostaria que o grupo continuasse a atravessar gerações e que as marcas estivessem completamente globalizadas.
BI da empresa
Nome e fundação: Ach Brito, 1918
Localização: Vila do Conde
Produto: Fragrâncias e Produtos de Beleza
Vendas (2016): 6,5 milhões de euros
N.º trabalhadores: 92
Exportações: 40% vendas
Principais mercados: Estados Unidos, China e Reino Unido.