O mercado português não tem dimensão para absorver a capacidade produtiva. A maioria das vendas realizam-se no mercado europeu. Os principais mercados são Espanha, França, Inglaterra e Alemanha. Os produtos destinam-se a dois segmentos: moda e vestuário e têxteis lar. A principal actividade da empresa está na fase final da cadeia de valor da indústria têxtil.
O design têxtil é o factor crítico de sucesso. Cerca de 70% dos estampados são criados em parceria com os clientes e a restante fatia resulta de criação própria. A empresa conta com uma equipa de 15 criativos que trabalham mais de 800 matérias-primas diferentes e mais de cinco mil desenhos por ano. O nível de exigência da capacidade criativa é muito superior à maioria das indústrias.
A criação deixou de ter limites com o recente investimento na máquina de estamparia digital mais avançada do mundo. Ao contrário da tecnologia convencional, o número de cores é ilimitado, a qualidade de resolução dos desenhos duplicou e a velocidade de impressão é 10 vezes superior à convencional. Uma aposta na inovação reconhecida por grandes marcas internacionais como a Prada, Max Mara, Alexander McQueen e Massimo Dutti na moda e vestuário e Tory Burch e Pili Carrera na área de têxteis lar.
No mercado ibérico a empresa vende a marca própria ‘Gamanatura’ de textêis lar produzidos com fibras naturais 100% algodão. Nos próximos anos, o objectivo é vender os produtos ‘Gamanatura’ no resto do mundo. A Adalberto Estampados exporta 90% das vendas para 40 países.
Crescer a dois dígitos por ano
Até 2020 o objectivo é aumentar as vendas em 30% mantendo a aposta em estampados inovadores. Ao longo dos próximos anos, a Adalberto pretende crescer mais de 10% ao ano, aumentando as exportações nos países onde já está presente. A internacionalização da marca ‘Gamanatura’ em novos países do mercado europeu e no resto do mundo faz parte da estratégia de crescimento. A Adalberto Estampados quer atingir um desempenho superior ao do setor têxtil no global. Nos últimos dois anos, as exportações do sector têxtil português cresceram, em média, 5% ao ano. PERGUNTAS A…. Mário Machado, ADMINISTRADOR
"Produzimos os têxteis lar da Disney"
Qual as vantagens da estamparia digital?
Por um lado, a capacidade de criação ilimitada e a qualidade de resolução dos estampados. Por outro lado, o aumento da produtividade resulta numa redução considerável do custo uma vez que a velocidade de impressão é 10 vezes superior.
Qual o impacto na capacidade resposta?
O aumento da produtividade permitiu dar resposta ao actual ritmo de lançamento de novas peças de vestuário. As marcas de retalho de vestuário pretendem eliminar a sazonalidade típica da indústria têxtil multiplicando o número de pré-colecções.
Quais os acabamentos funcionais?
Acrescentamos vários tipos de acabamentos que tornam os tecidos mais macios e mais agradáveis, assim como, outras tecnologias anti-uv e antibacterianas e o tratamento ‘easycare’ que dispensa passar as peças a ferro.
Quais as licenças na área de têxteis lar para criança?
A Adalberto produz e distribui os produtos da Disney no mercado ibérico em exclusivo. Os desenhos incluem o ‘Mickey’ e a ‘Minnie’, as Princesas ‘Frozen’, a saga ‘Star Wars’, entre outros. A equipa de design da Adalberto cria e desenvolve os desenhos em colaboração com os estúdios da Disney.
BI da empresa
Nome e fundação: Adalberto Estampados, 1970
Localização: Santo Tirso
Produto: Tecidos e Malhas
Vendas (2016): 26 milhões de euros
N.º de trabalhadores: 350
Exportação: 90% das vendas
Principais mercados: Espanha, França e Alemanha