Notícia
Sabonetes preferidos de Oprah vão ter loja no Porto
Depois de Lisboa, em Setembro passado, a centenária Ach Brito inaugura esta quinta-feira, no Porto, a “flagship store” da Claus Porto, marca de sabonetes que tem como fãs Oprah Winfrey, Nicholas Cage, Johnny Depp ou Kate Moss.
"130 anos mais tarde, voltamos finalmente a casa." O convite da centenária Ach Brito para a inauguração da loja da sua marca de luxo Claus Porto na cidade Invicta, na próxima quinta-feira, 8 de Junho, reporta-se a 1887, ano em que os alemães Ferdinand Claus e George Schweder, que se conheceram no Porto, criaram a Claus & Schweder, a primeira fábrica de sabonetes em Portugal.
O espólio da Claus & Schweder viria a ser adquirido, em 1925, pelo irmãos Achilles (antigo gerente da empresa) e Affonso de Brito, que tinham criado a Ach. Brito em 1918. É também detentora da Saboaria e Perfumaria Confiança, a segunda mais antiga fábrica de sabonetes do país, adquirida em 2008.
Em Julho de 2015, a Ach Brito trocou a estrutura familiar pela entrada da capital de risco Menlo Capital, que passou a controlar a maioria da empresa, e do Haitong Bank (ex-BES Investimento), que assumiu uma participação de 15%.
Mas a estrutura accionista da empresa mantém um elemento que pertence à quarta geração da família fundadora da empresa - Aquiles de Brito, bisneto de Achilles e ex-dono da Ach Brito.
Situada em Vila do Conde, a fábrica da Ach Brito, que emprega perto de uma centena de trabalhadores, factura cerca de sete milhões de euros, com as exportações para meia centena de países a valerem 40% das vendas, tendo como mercados principais os Estados Unidos, o Reino Unido e a China.
A aposta na exportação inclui as suas três marcas - a insígnia Ach Brito destina-se ao grande consumo, a Confiança ao segmento médio-alto e a Claus Porto é a marca mais exclusiva.
E foi a referência ao seu produto "premium" pela estrela televisiva norte-americana Oprah Winfrey, num dos seus programas, sugerindo os sabonetes Claus Porto como prenda ideal de Natal, que deu visibilidade à marca, que passou também a ter como fãs, entre outros, Nicholas Cage, Johnny Depp ou Kate Moss.
A Ach Brito decidiu, entretanto, investir na abertura de lojas de rua da sua marca de luxo. Por ter encontrado "o espaço perfeito", começou primeiro por Lisboa - a 30 de Setembro passado inaugurou a Claus Porto na Rua da Misericórdia, no Chiado.
Para a Invicta ficou reservada a "flaship store" da Claus Porto, a loja-museu da marca, que ocupa um edifício de três andares na Rua das Flores, com inauguração marcada para a próxima quinta-feira.