Está autorizado e não deve tardar. Até porque, no final deste ano, a Caixagest, sociedade gestora de fundos do grupo CGD, espera atingir os 30 milhões de euros de activos sob gestão no primeiro fundo nacional de investimento socialmente responsável (ISR).
A meta deste primeiro ISR foi já traçada por Filomena Oliveira, presidente da Caixagest, em recentes declarações ao Negócios. Trata-se de um fundo que deverá ter uma carteira composta por obrigações (cerca de 70%) e acções (cerca de 30%) de empresas que cumpram boas práticas ambientais, sociais e de governação corporativa.
No panorama nacional, o lançamento deste fundo ISR é mais uma acção pioneira no percurso da Caixagest, iniciado há mais de 25 anos. A inovação tem vindo a ser premiada, em concreto pela empresa norte-americana de análise Morningstar, que recentemente voltou a distinguir a sociedade da CGD pelo segundo ano consecutivo.
Tal como em 2015, quando cumpriu 25 anos de existência, a Caixagest voltou a ser considerada a melhor sociedade gestora portuguesa de obrigações. No ano passado, foi também distinguida como a melhor sociedade gestora global nacional.
À semelhança do ano anterior, o novo galardão dos Morningstar Awards, atribuído no passado mês de Abril, assenta em critérios objectivos que conjugam métricas de performance ajustadas ao risco obtidas no ano de 2015, com idênticos critérios referentes aos últimos cinco anos. Procura-se, assim, premiar a consistência dos resultados alcançados num horizonte temporal de médio prazo.
Sendo a maior sociedade gestora nacional em activos sob gestão, a Caixagest é líder de mercado nos fundos de investimento mobiliário e gestão de patrimónios, integrando a Caixa Gestão de Activos, cujo volume global de activos supera os 29 mil milhões de euros.
Na área das obrigações, a Caixagest disponibiliza hoje os fundos Caixagest Curto Prazo, Caixagest Obrigações, Caixagest Obrigações Mais, Caixagest Obrigações Longo Prazo e Caixagest Oportunidades, cinco produtos que, no ano passado, somavam um património de 436 milhões de euros.
Na base dos bons resultados alcançados está em grande medida o investimento em inovação, com novos produtos e soluções. Em 2015, a gama de fundos multiactivos foi redesenhada. Foram criados três níveis diferentes de alocação a acções, num universo ampliado de geografias, sectores e mercados.
A Caixagest foi também a primeira gestora de activos nacional a lançar uma app para smartphones, disponibilizando informação sobre os seus produtos e serviços, num conjunto de funcionalidades de apoio ao utilizador.