Notícia
UE autoriza Vodafone a comprar Kabel Deutschland
A aquisição da operadora de cabo alemã pela maior companhia de telecomunicações móveis da Europa teve a aprovação da Comissão Europeia, após esta ter “confirmado” que as actividades das empresas são “sobretudo complementares” no mercado alemão.
A Comissão Europeia não levantou impedimentos à fusão da Vodafone com a Kabel Deutschland (KDG), por considerar que a operação não põe em causa a concorrência no mercado de telecomunicações da Alemanha. Os serviços prestados pela operadora e a empresa de cabo são “sobretudo complementares”, diz a autoridade.
A cotada britânica apresentou uma oferta pública de aquisição (OPA) por, pelo menos, 75% da Kabel Deutschland. A aprovação por parte dos accionistas chegou a 13 de Setembro e ficou-se a aguardar a aprovação por parte do regulador para a concorrencia, neste caso a Comissão Europeia.
Com a aquisição da KBG, a Vodafone pode crescer na Alemanha adicionando as ofertas de televisão por cabo, telefone fixo e Internet fixa, ao serviço tradicional da operadora britânica de telecomunicações móveis.
“A investigação da Comissão confirmou que as actividades das duas empresas são, principalmente, complementares”, avança o comunicado de imprensa da Comissão Europeia. “Enquanto a Kabel Deutschland fornece essencialmente serviços de televisão por cabo, linha fixa de telefonia e serviços de acesso à Internet, o negócio nuclear da Vodafone consiste em serviços de telefonia móvel”, resume a instituição.
A Comissão explica ainda que ambas as empresas têm ofertas que se justapõem. Contudo, o acréscimo de quota de mercado que resulta “da transacção proposta é insignificante” nestas áreas e “não vai alterar de forma significativa a concorrência”, acrescenta o comunicado.