Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE abandona proposta de transferir supervisão da Libor para Paris

A Comissão Europeia deixou cair a proposta com que pretendia transferir a supervisão das taxas de referência para o Reino Unido e Estados Unidos da América de Londres para Paris, onde está a sede da autoridade europeia para os mercados mobiliários.

12 de Setembro de 2013 às 13:16
  • 1
  • ...

A proposta que propunha transferir a supervisão das taxas LIBOR de Londres para Paris foi abandonada pela Comissão Europeia, segundo noticia o Financial Times que cita a versão revista de um documento que será apresentado na próxima semana.

 

O órgão executivo da União Europeia chegou a ponderar propor a transferência da supervisão das taxas de referência para o Reino Unido e Estados Unidos da América (EUA) para a sede da Autoridade Europeia de Mercados e Activos Mobiliários (ESMA, na sigla em inglês). O argumento invocado foi o de acabar com a auto-regulação em mercados que servem de referência para transacções internacionais.

 

Contudo, a proposta original foi revista de forma a não intentar a retirada da supervisão das taxas Libor da capital que concentra grande parte da indústria financeira europeia. Ainda assim, a Comissão propõe que seja constituído um órgão de representantes dos vários estados-membros para acompanhar a supervisão feita em Londres.

 

Desta forma, os responsáveis europeus pretendem evitar que outro escândalo como o de manipulação das taxas Libor tenha consequências nos restantes mercados financeiros europeus, dada a importância das taxas de referência. Ao mesmo tempo evitam o inconveniente político de retirar ao Reino a supervisão da taxa que inclui o nome "Londres" na sua denominação (London Interbank Offered Rate).

Ver comentários
Saber mais Europa Comissão Europeia Libor Londres crédito referência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio