Notícia
Bruxelas propõe retirar a supervisão das taxas Libor de Londres
A Comissão Europeia quer propor que seja transferida a supervisão das taxas de referência para o mercado bancário do Reino Unido e dos EUA de Londres para a autoridade europeia do mercado de capitais, com sede em Paris.
Segundo a versão preliminar de um documento citado pelo “Financial Times” (FT), a Comissão Europeia irá propor retirar a supervisão das taxas Libor de Londres. A proposta faz parte de um plano que passa por acabar com a auto-regulação em vários mercados cujos preços servem de referência para transacções internacionais.
A supervisão do mercado interbancário que fixa as taxas Libor passaria a ser assegurada pela Autoridade Europeia dos Mercados e Activos Mobiliários (ESMA, na sigla inglesa), segundo o rascunho da proposta citada pela edição on-line da publicação britânica.
A proposta surge depois do escândalo das taxas Libor, que levou o ministro das Finanças britânico George Osborne implementar uma revisão às regras do mercado de taxas fixadas no Reino Unido. A transferência da supervisão para a instituição com sede em Paris poderá ser vista como um voto de “não-confiança”, revela o FT.
“Certas taxas de referência podem ter efeitos e envolvem agentes que contribuem, administram, e usam em mais do que um estado-membro o que quer dizer que a supervisão dessas taxas de referência pelas autoridades competentes nacionais onde estão localizadas não será eficiente e eficaz em termos de responder aos riscos” que representam, lê-se no documento citado pelo jornal inglês.
“Para taxas de referência importantes, tais como a Euribor a Libor, é, portanto, necessário que a ESMA esteja autorizada a supervisioná-las”, acrescenta.