Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida pública portuguesa com alívio ligeiro

Os juros da dívida pública portuguesa registam esta quinta-feira uma queda muito ligeira. Isto numa altura em que a oitava e nona avaliação ao programa de ajustamento está prestes a terminar.

  • 3
  • ...

Os juros da dívida pública portuguesa estão a descer no mercado secundário. A taxa implícita nas obrigações a dois anos recua 1,7 pontos base para os 5,325%, já a dez anos, a taxa de juro implícita recua um ponto base para os 6,759%.

 

Este ligeiro alívio ocorre numa altura em que a oitava e nova avaliação ao programa de ajustamento português estão prestes a terminar. Segundo apurou ontem o Negócios as negociações entre o Governo e a troika deverão estar concluídas até sexta-feira. Neste momento as equipas estão já a fechar os últimos pormenores e só problemas de última hora podem evitar o regresso dos chefes de missão às respectivas bases no fim-de-semana.

 

Já na edição desta quinta-feira, o Negócios avança que os mercados desvalorizam o valor da meta do défice português uma vez que para os investidores é mais relevante o consenso e harmonia entre Governo e os credores. Os analistas e gestores de fundos contactados concordam que uma revisão das metas seria neutral ou mesmo positiva para a percepção de risco face a Portugal. Mas tudo dependeria da forma como fosse anunciado.

 

"Se governo e troika disserem ‘discutimos a questão e decidimos que 4,5% é a meta apropriada’, aí os investidores não teriam quaisquer problemas", afirma Peter Schaffrik, estratego em dívida do RBC Capital Markets. "Contudo, se a questão se tornar fonte de conflito, isso seria muito negativo", avisa.

 

Já no caso da dívida espanhola a tendência é de ligeira subida, sendo as obrigações espanholas a dez anos estão 4,299%. Já a dívida italiana a dez anos, a taxa de juro implícita está nos 4,387%. Ontem, o Governo de Enrico Letta recebeu o apoio de Berlusconi, anulando assim os receios em torno da estabilidade do Governo. Esta manhã o Tesouro espanhol tem agendado um leilão de dívida pública.

 

Ver comentários
Saber mais juros da dívida Portugal Espanha Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio