Notícia
Fitch mantém rating da Grécia
A agência de notação financeira Fitch decidiu manter o rating e a perspectiva para a dívida grega. Isto depois da Moody’s ter melhorado a nota que atribuiu a Atenas.
A Fitch manteve o “rating” de “B-” para a dívida da Grécia, decidindo manter também o “outlook” “estável”.
“A Grécia está no caminho para eliminar os desequilíbrios macroeconómicos e não tem havido repetição dos atrasos” nos compromissos assumidos com a troika - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
“A Fitch espera que as negociações com a troika”, no âmbito da quinta revisão do programa de ajustamento, cheguem a uma conclusão “satisfatória no final do ano”, salienta a nota publicada esta segunda-feira, 2 de Dezembro, realçando que, “no médio prazo, a Grécia está totalmente financiada até Fevereiro de 2014.” E as necessidades de financiamento existentes entre 2014 e 2015 deverão ser colmatadas até lá, existindo “várias opções” na visão da Fitch.
Já na sexta-feira, 29 de Novembro, a Moody’s emitiu uma nota de análise onde subiu em dois níveis a nota que tinha atribuído à Grécia, para “Caa3”, invocando a melhoria das finanças públicas e as perspectivas económicas do país.