Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi mantém juros da dívida pública em queda

Os juros da dívida pública portuguesa, bem como de outros países europeus, continuam a cair. Esta quinta-feira, Mario Draghi anunciou mais medidas de estímulo económico, o que surpreendeu o mercado, e conduziu a um acentuar das quedas das "yields".

05 de Setembro de 2014 às 09:41
  • ...

Os juros da dívida pública portuguesa estão a cair no mercado secundário. As "yields" a dois anos recuam 8,9 pontos base para 0,568% e a cinco anos descem 15,2 pontos base para 1,568%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg. A dez anos, as taxas exigidas pelos investidores para trocarem dívida entre si, recuam 8,2 pontos base para 3,069%.

 

O prémio de risco de Portugal – medido através da diferença entre as taxas exigidas pelos investidores para transaccionarem dívida de Portugal e da Alemanha, que é considerada como de referência – está igualmente a cair situando-se nos 208,5 pontos base.

 

Esta tendência de alívio nas "yields" de Portugal já vinha a registar-se. No entanto, com o anúncio de medidas de estímulo económico por parte do Banco Central Europeu (BCE), a queda dos juros nacionais no mercado secundário, bem como de vários países do euro, intensificou-se.

 

A instituição liderada por Mario Draghi além de cortar a taxa de juro de referência para um novo mínimo histórico – 0,05% - e de reduzir a taxa de juro sobre os depósitos, a autoridade monetária anunciou a compra de títulos de dívida titularizada.

 

Os juros da dívida de Espanha estão igualmente a cair. A dois anos, as "yields" recuam 4,2 pontos base para 0,206%, a cinco anos cedem 7,6 pontos base para 0,828% e a dez anos descem 6,8 pontos base para 2,091%.

 

A mesma tendência revelam os juros da dívida italiana no mercado secundário. No prazo a dois anos, a descida é de 5 pontos base para 0,220%, a cinco anos as "yields" recuam 8,2 pontos base para 0,949% e a dez anos cedem 7,1 pontos base para 2,279 euros.

 

No caso da dívida alemã regista-se uma subida ligeira, em torno de 1 ponto base, nos prazos mais longos: 15, 20 e 30 anos. Nas restantes maturidades, os juros estão a descer. A dois anos, cedem 1 ponto base para 0,087%, a cinco anos deslizam 0,7 pontos base para 0,193% e a dez anos descem 0,8 pontos base para 0,962%.

Ver comentários
Saber mais juros da dívida mercado secundário de dívida yield's taxas genéricas da Bloomberg Portugal Espanha Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio