Notícia
Último dia para o IGCP aumentar OTRV
A instituição liderada por Cristina Casalinho deverá aumentar esta sexta-feira o valor a emitir na emissão de obrigações para o retalho a decorrer.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) deverá anunciar esta sexta-feira, 31 de Março, um aumento do montante da emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), cuja operação está a decorrer. Em todas as emissões de dívida para o retalho realizadas até agora, o valor sempre foi revisto em alta, devido à elevada procura por estes instrumentos.
Está a decorrer desde segunda-feira o período de subscrição da nova série de obrigações para o retalho. O IGCP anunciou a intenção de emitir 500 milhões de euros, mas tem até esta sexta-feira para subir o montante máximo a colocar. Algo que, tendo em conta as operações anteriores e a forte procura, deverá acontecer. Segundo uma notícia do Eco, apenas no primeiro dia de subscrição, as ordens superaram o valor pretendido pelo IGCP nesta emissão de OTRV.
"A emissão tem um montante previsto inicial de 500 milhões e o seu aumento, ou não, vai depender da evolução da procura, tal como aconteceu nas emissões anteriores", adiantou Cristina Casalinho, presidente do IGCP, ao Negócios aquando do anúncio desta série de OTRV.
Estes produtos de poupança têm captado forte interesse por parte dos investidores nacionais, o que levou o IGCP a admitir que pretende tornar estes instrumentos numa forma regular de financiamento. Nas três operações que realizou na ano passado, o IGCP 3.450 milhões de euros, sendo que apenas na última o Estado colocou 1.500 milhões de euros em obrigações para o retalho.
Os investidores têm mais uma semana para dar ordens de subscrição sobre as OTRV, cuja taxa é de 1,9%. Período de subscrição termina a 7 de Abril.