Notícia
Standard & Poor's mantém dívida portuguesa em A- com perspetiva positiva
Sem surpresas, a Standard & Poor's (S&P) manteve esta sexta-feira a notação da dívida portuguesa de longo prazo, bem como a perspetiva positiva.
Tal como era esperado pelos analistas ouvidos pelo Negócios, a Standard & Poor's (S&P) manteve esta sexta-feira a classificação de A- para a dívida portuguesa, deixando também inalterada a perspetiva em "positiva".
A última vez que a S&P avaliou Portugal foi em março, quando elevou o rating da dívida de BBB+ para A-, o sétimo nível da categoria de investimento de qualidade, tendo mantido na altura o “outlook” como positivo. A S&P foi a última das quatro maiores grandes agências a colocar Portugal no clube do A. Na altura, a norte-americana destacou “a robusta performance orçamental” e a redução do rácio da dívida sobre o PIB para justificar a melhoria.
Numa altura em que o Governo se apresta para apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2025, o mercado já esperava que a S&P fizesse um "compasso de espera" e mantivesse o "status quo".
A agência nem emitiu um relatório, tendo apenas notificado que procedeu a nova avaliação, mantendo a apreciação feita em março.