Notícia
S&P sobe perspectiva do "rating" do Santander Totta e da Ocidental
O banco e a seguradora passaram a ter um "rating" de "BB" com perspectiva estável, com a S&P a igualar a melhoria que aplicou à notação de Portugal.
A agência de notação financeira Standard & Poor’s melhorou a perspectiva do "rating" do Santander Totta e da companhia de seguros Ocidental Vida de "estável" para "positiva", replicando a subida efectuada à perspectiva do "rating" de Portugal.
O banco e a seguradora controlada pela Ageas, tal como Portugal, passaram a ter um "rating" de "BB", com perspectiva "positiva".
Numa nota publicada esta terça-feira, a S&P assinala que o a Santander Totta é uma subsidiária "altamente estratégica" para o banco espanhol, sendo que o seu "rating" permanece quatro níveis abaixo da "casa-mãe", devido ao constrangimento do "rating" de Portugal.
Quanto à Ocidental Vida, a S&P assinala que o "rating" da companhia de seguros que o BCP vendeu à belga Ageas também está limitado pela notação de Portugal, uma vez que a seguradora tem uma exposição a Portugal de 55% e deverá continuar acima de 50% nos próximos anos.