Notícia
Presidente da República já esperava manutenção do rating pela DBRS
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que já esperava que a agência de notação financeira DBRS mantivesse o rating da dívida pública portuguesa, com perspectiva estável.
"Fiquei muito satisfeito. Já esperava que isso acontecesse. Significa que não há razão para alarmismo nem para haver uma visão pessimista em termos financeiros quanto à situação portuguesa", declarou esta sexta-feira o chefe de Estado aos jornalistas, no final de uma visita à Faculdade de Belas Artes, em Lisboa.
Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que esta "é uma boa notícia" para Portugal, porque a agência canadiana DBRS "é fundamental em termos da dívida pública portuguesa".
Questionado sobre por que motivo já esperava esta decisão da DBRS, o Presidente salientou que "a Comissão Europeia aceitou o Orçamento do Estado para 2016" e considerou que "há condições para a Comissão Europeia aceitar globalmente os dois documentos que passaram na Assembleia da República" esta semana, Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas.
"Vamos avançar para a preparação do Orçamento do Estado para 2017. Portanto, nesta altura não há nenhuma razão para questionar a situação financeira que pudesse levar a um juízo negativo da agência canadiana", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.