Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal regressa ao mercado antes da decisão da Fitch

A agência que gere o crédito público anunciou um duplo leilão de Obrigações do Tesouro, a cinco e a dez anos para a próxima quarta-feira. Conta financiar-se até 1.250 milhões de euros.

Pedro Elias
09 de Junho de 2017 às 13:09
  • 7
  • ...

Portugal regressa aos mercados na próxima semana para uma emissão de entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos, anunciou o IGCP. A operação de financiamento ocorre na semana em que a Fitch tem a opção para se manifestar sobre o "rating" de Portugal, decisão agendada para a próxima sexta-feira.

 

No mercado secundário, que serve como um indicador de quanto o Estado terá de pagar para se financiar, as obrigações que serão alvo da operação transaccionam com uma taxa de 2,994% nos títulos com maturidade em 2027 e de 1,357% nas obrigações que atingem a maturidade em Outubro de 2022.

 

A operação já era antecipada pelos analistas. O Commerzbank previa esta sexta-feira, 9 de Junho, que Portugal agendasse um leilão para a próxima semana. Mas antecipava prazos mais longos. Desde Setembro do ano passado, que a agência liderada por Cristina Casalinho não emite obrigações com prazos superiores a dez anos. 

Ainda assim, caso o IGCP coloque o montante máximo pretendido para esta operação, atinge quase 65% da meta de emissões de Obrigações do Tesouro para o total do ano. Caso obtenha 1.250 milhões de euros, o valor emitido através deste instrumento sobe para 9.550 milhões de euros. O objectivo para o total do ano é de 15.000 milhões de euros.

Numa nota feita a investidores, em Maio, a agência informou que as novas emissões de dívida que seriam feitas este ano serviriam já para pré-financiar 2018. "As próximas emissões servirão para sustentar a confortável posição de liquidez e para pré-financiar as necessidade de financiamento de 2018", referia o documento. O IGCP pretende chegar ao final de 2017 com uma almofada de liquidez de 7.100 milhões de euros. 


(notícia actualizada às 13:21 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Financiamento Obrigações do Tesouro IGCP Cristina Casalinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio