Notícia
Portugal recompra 1,11 mil milhões em duas linhas de dívida a longo prazo
Portugal recomprou 1,11 mil milhões num leilão reverso de duas linhas de obrigações, que vencem em 2023 e 2024 e que têm a mesmo taxa de juro associada à do leilão anterior comparável.
O leilão reverso tinha sido anunciado pelo IGCP esta terça-feira e esteve a decorrer durante a manhã. Segundo a informação avançada pela Bloomberg, que cita o IGCP, Portugal conseguiu concluir a recompra de 322 milhões de euros nas obrigações com maturidade em outubro de 2023 e 792 milhões de euros nas que vencem em fevereiro de 2024.
A operação, a primeira deste género realizada este ano, servirá para reduzir os custos da dívida, uma vez que os que estão associados à dívida portuguesa atualmente são inferiores, apesar do agravamento das "yields" nos últimos meses. Além disso, também reduz os reembolsos de dívida a realizar no próximo ano.
Segundo a agência da dívida portuguesa, entidade liderada por Miguel Martin, os cupões das duas linhas foram fixados em 4,95% e 5,65%, respetivamente, as mesmas taxas de juro do que as fixadas no último leilão comparável, realizado em novembro de 2022.
O que também não diferiu relativamente ao último leilão comparável foram as maturidades. Portugal recomprou 1,4 mil milhões de euros em obrigações na altura: 250 milhões de euros nas obrigações com maturidade em outubro de 2023 e 1,15 mil milhões de euros nas que vencem em fevereiro de 2024.
(Atualizado às 10:50)