Notícia
Navigator reembolsa antecipadamente empréstimo obrigacionista com vencimento em 2020
A ex-Portucel anunciou esta terça-feira que procedeu ao reembolso antecipado integral do empréstimo obrigacionista Portucel Senior Notes 5.375%, com vencimento em 2020, no montante de 150 milhões de euros.
"A Navigator Company vem informar que procedeu ao reembolso das obrigações [Portucel Senior Notes 5.375%, com vencimento em 2020], tendo o preço pago sido de 104,031%, o qual corresponde ao seu valor nominal, adicionado do prémio contratual para a antecipação do reembolso", informou em comunicado à CMVM a ex-Portucel.
Para efectuar o reembolso, foram concretizadas novas operações de financiamento, que traduzem as actuais condições de mercado, mais favoráveis do que as existentes aquando da emissão das obrigações, acrescenta o mesmo documento.
As novas operações incluem a emissão de um empréstimo obrigacionista denominado "Portucel 2016 – 2021", no montante global de 100 milhões de euros, com vencimento no prazo de cinco anos e pagamento semestral de juros a uma taxa de juro nominal fixa e igual a 1,575% e de um programa de papel comercial com um montante nocional de 70 milhões de euros, com maturidade de cinco anos e com um custo final all-in de 1,68%, sublinha o comunicado da empresa liderada por Diogo da Silveira (na foto).
O reembolso destas obrigações "possibilita uma poupança estimada no custo de financiamento, líquida do prémio de reembolso, de 16 milhões de euros nos próximos quatro anos", refere a empresa.
Com a conclusão destas operações, a Navigator Company prolongou a maturidade da sua dívida e reduziu o seu custo médio de financiamento, que estima situar-se agora abaixo de 2%.
Na sessão desta terça-feira, a Navigator encerrou a perder 1,08% para 2,76 euros.
(notícia actualizada às 00:04 de 18 de Maio)