Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s mantém Totta no lixo mas eleva perspectivas

A agência de notação financeira reiterou esta terça-feira, 21 de Fevereiro, a classificação de Ba1 para a dívida sénior do Santander Totta. Já o "outlook" melhorou de ‘estável’ para ‘positivo’.

21 de Fevereiro de 2017 às 20:33
  • ...

A Moody’s Investors Service manteve o rating do Santander Totta em Ba1, que corresponde ao primeiro nível da categoria de investimento especulativo, o chamado "lixo".

 

No relatório hoje divulgado, a agência justifica a decisão com a melhoria no perfil de crédito do banco liderado por Vieira Monteiro, no segundo semestre de 2016, depois de a avaliação do risco dos activos se ter deteriorado na sequência da aquisição de 1,1 mil milhões de euros de activos e passivos do Banif em Dezembro de 2015.

 

E, por isso mesmo, a agência poderá em breve decidir-se por aumentar o rating do Totta. Isto porque elevou a perspectiva de ‘estável’ para ‘positiva’ – o que significa que poderá vir a melhorar a notação do banco nos próximos 12 a 18 meses.

 

Caso isso venha a acontecer, o Santander Totta sairá do patamar de lixo e entrará na categoria de investimento de qualidade.

 

O Santander Totta, que no passado dia 31 de Janeiro inaugurou oficialmente o novo edifício do banco em Lisboa – que passou pela expansão do centro com o mesmo nome, na Praça de Espanha – registou em 2016 um aumento de 35,8% dos seus lucros.

 

Os resultados foram impulsionados pela margem financeira, que avançou 31% para 731 milhões de euros, e pelas comissões, que cresceram 16,1% para 305,7 milhões. Estas subidas mais do que compensaram as quedas da área seguradora (menos 27,2% para 10,3 milhões), contribuindo para uma subida do produto bancário de 6,4%, para 1.197 milhões.

 

Com este resultado, se analisado o resultado líquido do grupo Santander por geografias, Portugal liderou o crescimento dos lucros do banco espanhol.

 

Na apresentação de resultados, o Santander Totta disse ver margem para melhorar os resultados em 2017 e Vieira Monteiro sublinhou que "o Banif gerou um milhão por mês" e que "desde Outubro que está integrado".

Ver comentários
Saber mais Santander Totta Vieira Monteiro Banif grupo Santander Portugal banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio