Notícia
Japão ultrapassa China enquanto primeiro titular de dívida pública dos Estados Unidos
O Japão ultrapassou a China enquanto primeiro detentor de títulos de dívida pública dos EUA em Fevereiro, a atender às informações publicadas esta quarta-feira pelo Departamento do Tesouro, o que acontece pela primeira vez desde Agosto de 2008.
A ultrapassagem da China pelo Japão deveu-se a que Pequim cortou mais do que Tóquio os seus activos em dívida pública norte-americana desde Janeiro.
O Japão terminou Fevereiro com 1,2244 biliões (milhão de milhões) de dólares, acima dos 1,2237 biliões detidos pela China, excluindo Hong Kong.
Em terceiro lugar, mas muito distantes, aparecem centros financeiros sedeados nas Caraíbas, com 350,6 mil milhões. Estes centros estão instalados em Bonaire, St. Eustatius e Saba, Bahamas, Bermuda, Ilhas Caimão, Curacao, Sint Maarten, e Panamá. Uma nova série estatística, iniciada em Junho de 2006, também inclui as Ilhas Virgens Britânicas.
Seguem-se a Bélgica, com 345,3 milhões, os países exportadores de petróleo, com 296,8 milhões, e o Brasil, com 259,9 milhões.
Os dez primeiros lugares são completados com Suíça (201,7 milhões), Reino Unido (192,3 milhões), Luxemburgo (179,2 milhões) e Hong Kong, com 1754 milhões de dólares.
As necessidades de financiamento do governo federal dos EUA declinaram acentuadamente com a contracção do défice orçamental nos últimos três anos, depois de uma expansão rápida para apoiar a economia após a grande recessão, iniciada em 2008.
O défice orçamental federal em 2014 caiu para 483 mil milhões de dólares, no que é o seu nível mais baixo em seis anos, e para o equivalente a menos de três por cento do produto interno bruto, uma novidade desde 2007.