Notícia
IGCP regressa ao mercado na próxima quarta-feira
Portugal vai emitir bilhetes do Tesouro na próxima semana. O objectivo é financiar-se em até 1.500 milhões de euros, em dívida de curto prazo.
O IGCP confirmou que vai realizar dois leilões de bilhetes do Tesouro na próxima quarta-feira, 18 de Janeiro.
A agência que gere a dívida de Portugal vai realizar uma emissão a seis meses e outra a 12 meses, segundo o comunicado emitido esta sexta-feira, 13 de Janeiro, confirmando a informação que já tinha sido divulgada aquando da publicação do programa de financiamento para este ano.
O IGCP pretende financiar-se entre 1.250 e 1.500 milhões de euros, através dos dois leilões que vai realizar na próxima semana.
Na semana passada, a agência liderada por Cristina Casalinho (na foto) revelou o plano de financiamento do Estado para 2017. O IGCP aponta como objectivo para este ano o financiamento de um intervalo de entre 14 mil milhões e 16 mil milhões de euros via Obrigações do Tesouro (OT), segundo o programa de financiamento. Aquele instrumento será o principal para satisfazer as necessidades líquidas de financiamento previstas para este ano, que se situarão em 12,4 mil milhões de euros.
Já esta semana, o IGCP realizou uma emissão de dívida a 10 anos, no montante de 3.000 milhões de euros, através de uma emissão sindicada, com uma taxa de 4,227%, a mais elevada desde a saída da troika. O Estado garante já 20% do financiamento para 2017.