Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado avança para leilão de obrigações a cinco e nove anos

A agência que gere o crédito público anunciou dois leilões de obrigações do Tesouro a cinco e a nove anos. Prevê angariar entre 750 milhões e mil milhões de euros.

Miguel Baltazar/Negócios
03 de Junho de 2016 às 16:10
  • ...

O IGCP anunciou dois leilões de dívida de médio e longo prazo para a próxima quarta-feira, 8 de Junho. A operação incide sobre linhas de obrigações do Tesouro que vencem em Abril de 2021 e em Outubro de 2025. E o objectivo é angariar entre 750 milhões e mil milhões de euros com essas operações de financiamento. 

No mercado secundário, a linha de obrigações com maturidade em Abril de 2021 negoceia com uma taxa de 1,891%. Já os títulos que vencem em Outubro de 2025 transaccionam com uma "yield" de 2,969%. As taxas exigidas pelos investidores em mercado secundário podem servir como uma indicação de qual as taxas que poderão ser exigidas em mercado primário.

 

Caso o Estado coloque o montante máximo pretendido, ficarão a faltar 6,8 mil milhões de euros para cumprir o plano de financiamento no que diz respeito à emissão de títulos de médio e longo prazo. O objectivo para o ano inteiro é de 18,8 mil milhões de euros, segundo a última apresentação aos investidores divulgada pelo IGCP. E, desde o início do ano, o financiamento via obrigações do Tesouro já totalizou 11 mil milhões de euros.

 

A última vez que Portugal foi ao mercado para colocar dívida de médio e longo prazo através de um leilão foi a 11 de Maio, altura em que garantiu 1,15 mil milhões de euros em títulos a dez anos, com a taxa dessa operação a ficar em 3,252% e a procura a superar a oferta em 1,59 vezes.


(Notícia actualizada às 16:29 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças macroeconomia obrigações do Tesouro IGCP financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio