Notícia
Emissão de Portugal ascende a quatro mil milhões
Apesar da forte procura dos investidores, o IGCP decidiu colocar quatro mil milhões de euros em novas obrigações. Uma operação que terá sido concluída com uma taxa de juro de 2,973%.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) decidiu colocar quatro mil milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos, na operação realizada esta quinta-feira, 14 de Janeiro. A informação é avançada pelo Bloomberg, que acrescenta que a taxa de juro final da operação foi de 2,973%.
O montante colocado pelo IGCP representa quase um terço dos mais de 11 mil milhões de oferta dos investidores, registadas antes do fecho da operação. A última vez que o Tesouro foi ao mercado vender títulos de dívida a 10 anos, através de um sindicato bancário, a taxa de juro alcançada foi de apenas 2,182%. Contudo, a taxa "mid-swap", uma das componentes do juro final, era então muito inferior.
As novas obrigações apenas começarão a ser negociadas a 21 de Janeiro, sendo que irão pagar aos investidores uma taxa de juro anual de 2,875%. Esta é a primeira operação de Portugal em 2016, cujos resultados oficiais serão publicados pelo instituto liderado por Cristina Casalinho durante a tarde desta quinta-feira.