Notícia
EDP financia-se com “obrigações verdes”. Juros podem superar os 2,1%
A EDP está no mercado a realizar uma emissão de dívida “sustentável”, através dos chamados “green bonds”. A operação deverá decorrer ao longo do dia e a taxa de juro final poderá ficar acima dos 2,1%.
A EDP Finance está no mercado para emitir "obrigações verdes" a sete anos, revela a Bloomberg, que cita pessoas próximas da operação.
Esta emissão deverá contar com um "spread" de 145 pontos base, o que colocará a taxa de juro associada a esta operação nos 2,189%, uma vez que o "midswap" a sete anos se encontra nos 0,7390%.
A operação de financiamento deverá decorrer ao longo do dia, com os valores finais a serem conhecidos após o encerramento da emissão. As obrigações atingirão a maturidade a 13 de Outubro de 2025.
Os bancos que estão a mediar a operação são o BNP, o CaixaBank, o Citi,o ICBC, o ING, o JPM, o Mediobanca, o Millennium bcp e o MUFG, adianta a Bloomberg.
Se se confirmar o spread de 145 pontos base, a EDP vai financiar-se com um custo acima do Estado, tendo em consideração que a taxa de juro associada às obrigações a sete anos está a negociar nos 1,452% no mercado secundário.
A última vez que a EDP emitiu dívida foi a 20 de Junho, tendo-se financiado em 750 milhões de euros numa emissão com maturidade de 7,5 anos. Na altura pagou uma taxa de 1,67%.
As "obrigações verdes" consistem numa forma de investimento de projectos que tenham como objectivo principal a conservação e a sustentabilidade do meio ambiente.