Notícia
CUF encaixa 9,7 milhões de euros em emissão de dívida sustentável
A CUF emitiu 33,5 milhões de euros em dívida, com um juro anual de 4,75%. Trata-se de uma operação que inclui emissão de novos títulos, mas também troca de títulos mais antigos.
A CUF encaixou 9,73 milhões de euros com a emissão de nova dívida ligada à sustentabilidade, destinada exclusivamente a investidores qualificados. De acordo com o prospeto de admissão à negociação na Euronext Lisbon, a CUF - que anunciou a troca e emissão de nova dívida no início do mês - emitiu 67 mil obrigações, a 500 euros cada, com um valor total de 33,5 milhões de euros.
Do total, 20.520 títulos são nova dívida - dos quais resultam, então, as receitas líquidas de 9,73 milhões de euros -, enquanto as restantes 46.480 obrigações foram emitidas para satisfazer ordens de troca - trata-se de dívida que vencia em 2025 e 2027 e cujos investidores passam agora a deter títulos com maturidade em 2029.
As novas obrigações são ligadas à sustentabilidade e têm uma taxa fixa bruta de 4,75% ao ano, sendo os juros pagos semestralmente. Os novos títulos serão admitidos à negociação na bolsa de Lisboa a 22 de outubro.
No prospeto divulgado esta sexta-feira, a CUF explica que as novas obrigações são ligadas à sustentabilidade "na medida em que a CUF SGPS se comprometeu a atuar de forma a promover a melhoria de dois" indicadores de desempenho e, assim, alcançar metas de sustentabilidade. "A CUF SGPS compromete-se, em concreto, a aumentar a percentagem de trabalhadores com formação em serviços inclusivos" e também a "promover a utilização de carros elétricos e híbridos na Frota do Grupo CUF, tendo em vista alcançar uma mobilidade mais sustentável".
Os obrigacionistas terão ainda direito a receber uma remuneração adicional de 1,25 euros por cada nova obrigação a pagar na data de reembolso, caso ocorra alguma situação de não verificação dos "sustainability performance targets".