Notícia
Benfica garante empréstimo de 50 milhões de euros
A SAD dos "encarnados" conseguiu o montante total na emissão de obrigações. As ofertas mais do que duplicaram a meta definida pelo clube da Luz. Os adeptos queriam emprestar quase 130 milhões.
O Benfica conseguiu os 50 milhões de euros que pretendia com mais uma emissão de obrigações destinadas a pequenos investidores. Os "adeptos", atraídos pela taxa bruta anual de 4,25%, colocaram ordens suficientes para o total da operação logo no primeiro dia de subscrição dos títulos.
Os investidores colocaram ordens no valor de quase 130 milhões de euros. A procura por títulos da SAD dos "encarnados" ascendeu, assim, a 2,59 vezes a oferta, levando ao rateio dos títulos. Por cada ordem colocada, os investidores acabaram por receber 0,71 do valor dessa mesma ordem, de acordo com o comunicado enviado à CMVM.
Foram, no total, 6.838 os investidores que permitiram ao Benfica obter estes 50 milhões de euros num empréstimo obrigacionista a três anos no qual a SAD apresentou uma taxa de juro bruta anual de 4,25%. Mais de 70% destes investidores subscreveu até 5.000 euros em obrigações da SAD.
Os dados enviados à CMVM revelam que houve 130 investidores que apenas subscreveram mil euros cada. Já no extremo oposto surgem 171 "adeptos" que aplicaram mais de 50 mil euros, cada. Só estes garantiram, no mínimo, 8,55 milhões de euros ao Benfica, ou seja, quase um quinto da emissão total.
Pagar a última emissão
O montante obtido com esta emissão será destinado essencialmente ao pagamento da anterior emissão de dívida realizada em 2013. Como vem sendo habitual, as SAD têm procurado saldar os valores das obrigações que atingem a maturidade com a emissão de novos títulos. Neste caso, com um custo bem menor.
"O produto líquido da oferta destina-se ao financiamento da actividade corrente da Benfica SAD, permitindo-lhe consolidar o respectivo passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento de operações que se vencerão num futuro próximo, nomeadamente o reembolso do empréstimo obrigacionista denominado ‘Benfica SAD 2016’ (...) no montante de 45 milhões de euros", diz a SAD.
(Notícia actualizada às 16:52 com mais informações sobre a emissão da SAD do Benfica)