Notícia
BCE acelera compras de activos para 14,5 mil milhões
A instituição monetária da Zona Euro investiu mais três mil milhões de euros em compras de activos na última semana. Um período no qual os activos do sector público aumentaram fortemente, ao passo que as "covered bonds" e os instrumentos de dívida titularizados recuaram.
O Banco Central Europeu (BCE) investiu 14.527 milhões de euros nas compras de activos, durante a última semana. Um valor que supera em mais de três mil milhões o montante registado no período anterior, com forte destaque para as compras de activos do sector público. Ascenderam a quase 12.459 milhões.
Após uma semana fraca, a instituição liderada por Mario Draghi (na foto) voltou à carga. O BCE comprou 12.459 milhões de euros em activos do sector público, acima dos 8.436 milhões registados entre 28 de Setembro e 2 de Outubro.
Por outro lado, o investimento em "covered bonds" caiu, ao passar de 2.548 milhões de euros para 1.824 milhões. Também menores foram as compras de instrumentos de dívida titularizados. Recuaram de 385 milhões para 244 milhões.
Feitas as contas, o BCE investiu 14.527 milhões de euros entre os três programas de compras de activos. Um montante que supera os 11.369 milhões registados na semana anterior.