Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE reduz compra de activos pela segunda semana

A instituição monetária da Zona Euro voltou a abrandar as compras de activos. O investimento em activos do sector público, "covered bonds" e instrumentos de dívida titularizados ficou pelos 13,9 mil milhões de euros na semana passada. Um montante inferior aos 14,5 mil milhões do período anterior.

BCE
28 de Setembro de 2015 às 15:15
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) investiu 13.913 milhões de euros nos três programas de compras de activos. Uma queda face ao registado na semana anterior, com as compras de activos do sector público a serem as mais baixas deste mês. Ainda assim, os instrumentos de dívida titularizados atingiram um máximo de quatro meses.

A instituição liderada por Mario Draghi (na foto) comprou 11.161 milhões de euros em activos do sector público, entre 21 e 25 de Setembro. Este montante fica abaixo dos 12.249 milhões registados no período anterior e é também o mais baixo deste mês.

Igualmente menor foi o investimento em "covered bonds", que caiu de 2.155 milhões de euros para 1.993 milhões. Já as compras de instrumentos de dívida titularizados passaram de 146 milhões para 759 milhões. Este é o montante mais elevado desde Maio.

Feitas as contas, o BCE investiu um total de 13.913 milhões de euros, através dos três programas de compras de activos. Um valor inferior aos 14.550 milhões registados na semana anterior, naquela que é a segunda redução consecutiva.

Restando apenas contabilizar três sessões em Setembro (dias 28, 29 e 30), a instituição monetária está bem encaminhada para atingir o objectivo mensal de 60 mil milhões de euros. Ainda assim, não deverá conseguir compensar os 8.368 milhões que investiu a menos em Agosto. 

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio