Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho dos mercados: Bolsas e petróleo em queda, euro valoriza

As principais praças europeias encerraram em queda esta quarta-feira, continuando a tendência da última sessão. A perder valor está também o petróleo, numa sessão em que já chegou a subir quase 4%. Por outro lado, o euro valoriza nesta sessão.

Bloomberg
09 de Dezembro de 2015 às 17:22
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 subiu 0,11% para 5.168,31 pontos

Stoxx 600 caiu 0,43% para 364,19 pontos

S&P 500 desce 0,23% para 2.058,89 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal avançou 0,6 pontos base para 2,456%

Euro ganha 0,78% para 1,0978 dólares

Petróleo desvaloriza 0,60% para 40,02 dólares por barril, em Londres

 

PSI-20 escapa às quedas na Europa

As principais praças europeias encerraram em queda esta sessão. Após as fortes desvalorizações de terça-feira, espoletadas pelo sector mineiro na Europa, a tendência manteve-se, com o Stoxx 600, índice europeu de referência, a recuar 0,43% para 364,19 pontos. A liderar as quedas esteve o grego FTASE, que afundou 3,85% para 165,13 pontos. Uma tendência acompanhada pelo francês CAC40 e pelo alemão DAX que perderam, respectivamente, 0,95% e 0,76%.

Por cá, o PSI-20 conseguiu escapar às quedas, sendo mesmo o único entre as principais praças europeias. Avançou 0,11% para 5.168,31 pontos, com a Galp Energia a liderar. A petrolífera disparou 5,20% para 9,994 euros. Também em forte alta encerraram as acções do BPI, que valorizaram 2,95% para 1,152 euros. Já o Banif voltou a registar fortes quedas. Desta feita, o banco liderado por Jorge Tomé afundou 18,75% para 0,13 cêntimos, o valor de fecho mais baixo de sempre.

 

Juros em alta

As taxas de juro da dívida soberana estão em alta esta segunda-feira. A "yield" das obrigações portuguesas avançou 0,6 pontos base para 2,456%. Já as taxas de juro a 10 anos de Espanha e Itália subiram, respectivamente, 2,6 pontos para 1,628% e 1,8 pontos para 1,570%. Igualmente em alta fechou a "yield" alemã na mesma maturidade – ao subir 2,9 pontos para 0,600% -, o que levou o "spread" de Portugal a cair para 185,61 pontos.

 

Euribor recuam em todos os prazos

As taxas Euribor voltaram a cair esta quarta-feira. A taxa a três meses recuou de -0,116% para -0,119%, aproximando-se do valor mais baixo de sempre: -0,124%. Já a Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal como indexante no crédito à habitação, caiu de -0,033% para -0,034%. Por fim, a taxa a 12 meses recuou de 0,067% para 0,066%.

 

Expectativas "absurdas" levam euro aos ganhos

O euro está em alta pela segunda sessão consecutiva. A moeda única valoriza 0,78% para 1,0978 dólares, tendo já chegado a subir um máximo de 0,90%. A impulsionar o euro estão as declarações de Ewald Nowotny, membro do conselho do BCE. O responsável austríaco classificou de "absurdas" as expectativas criadas pelos investidores, relativamente aos estímulos monetários que o BCE iria aprovar. As medidas ficaram aquém do previsto e, desde então, os investidores têm reajustado as suas posições às decisões anunciadas.

 

Reservas caem nos EUA, mas petróleo continua sob pressão

O "ouro negro" está novamente a recuar esta quarta-feira. Numa sessão em que a cotação do West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, já chegou a disparar quase 4%, recua agora 0,32% para 37,37 dólares por barril. Em Londres, o Brent cai 0,60% para 40,02 dólares. A matéria-prima esteve a beneficiar da queda nas reservas dos EUA na semana passada, mas a tendência inverteu. O petróleo prolonga, assim, as quedas das últimas sessões, que o levaram a um mínimo de seis anos.

 

Fecho de posições curtas leva trigo a disparar

Após duas sessões de quedas, o preço do trigo está agora a subir em força. A matéria-prima avança 1,35% para 4,88 dólares por alqueire, numa sessão em que já esteve a disparar um máximo de 2,02%. A impulsionar a cotação deverá estar a cobertura de posições curtas pelos investidores, depois de estas terem atingido um máximo que remonta a Maio. O foco está no relatório sobre as colheitas mundiais, que será publicado esta quarta-feira.

 

Destaques do dia

 

Banco de Portugal diz que recuperação será mais lenta - O Banco de Portugal estima que a economia nacional continue a recuperar, mas não chegará a crescer 2% ao ano até, pelo menos, 2017. As estimativas foram revistas em baixa.

 

Fundo da Noruega abandona estratégia focada em dívida para voltar a ter lucros - O maior fundo soberano do mundo já conseguiu anular as perdas registadas nos últimos dois trimestres, privilegiando uma estratégia focada em reduzir a exposição em carteira a obrigações.

 

Volkswagen dispara após reduzir estimativa de carros afectados por escândalo de emissões de CO2 - O escândalo das emissões de CO2 manipuladas pode não ser tão mau quanto o inicialmente perspectivado, anuncia a Volkswagen esta quarta-feira 9 de Dezembro.

 

Banif tomba mais 20% e fixa novo mínimo histórico - O banco negoceia em mínimos históricos pela segunda sessão consecutiva, com os investidores preocupados com a capacidade da instituição reembolsar o Estado.

 

ME África fora da bolsa dá mais brilho à Mota-Engil - Pouco mais de um ano depois da estreia, a subsidiária africana será excluída de negociação. Vive, esta quarta-feira, a última sessão em bolsa. Sai com saldo negativo, mas o resultado poderá ser positivo para a casa-mãe.

 

Meganegócios marcam ano recorde de fusões e aquisições - Os negócios de fusões e aquisições realizados este ano atingiram os 4,62 biliões de dólares, o valor mais elevado de sempre. Foram os negócios de consolidação multimilionários que levaram 2015 a superar o anterior recorde de 2007.

 

Derrocada do petróleo arrasa matérias-primas - Depois do WTI, foi a vez de o Brent baixar dos 40 dólares. Uma forte queda provocada pela China, depois da tendência ditada pela OPEP, que veio arrasar com todas as outras matérias-primas. E as empresas do sector.

 

O que vai acontecer amanhã

 

Dados do INE – O INE divulga o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria e o índice de custos de construção de habitação nova e índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, ambos relativos a Outubro. Além disso, publica as estatísticas do comércio internacional, relativas a Outubro

 

Banco de Portugal - Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, discursa na conferência "A central banker's take on improving the euro area's stability", organizada pelo Banco de Portugal

 

Banco de Inglaterra – O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra conclui mais uma reunião, após a qual irá divulgar a decisão sobre a taxa de juro de referência. No mesmo dia, publica as minutas relativas ao encontro anterior, que decorreu em Novembro

 

Preços e emprego nos EUA – Os investidores conhecem a evolução do índice de preços nas importações nos EUA, relativo a Novembro, bem como os pedidos de subsídio de desemprego na semana passada

 

Presidente argentino – Mauricio Macri tome posse como o novo Presidente da Argentina

 

Produção da OPEP – A Organização dos Países Produtores de Petróleo divulga o relatório mensal sobre o mercado petrolífero, incluindo os dados da produção dos países membros

Ver comentários
Saber mais fecho dos mercados bolsas acções dívida euribor euro yields ouro PSI-20 matérias-primas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio