Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas europeias em alta. Juros nacionais em queda

As bolsas europeias estão a transaccionar em alta. Destaque para o Ibex, de Madrid, que valoriza mais de 1%. Os juros das obrigações a 10 anos estão em baixa depois da DBRS ter mantido o rating da República inalterado.

24 de Outubro de 2016 às 09:29
  • ...

Os mercados em números
PSI-20 sobe 0,45% para 4.747,92 pontos
Stoxx 600 valoriza 0,79% para 347 pontos
Nikkei ganhou 0,29% para 17.234,42 pontos
Juros da dívida a dez anos descem 0,8 pontos base para 3,107%
Euro avança 0,05% para 1,0889 dólares
Petróleo em Londres sobe 0,14% para 51,85 dólares o barril

Bolsas europeias em alta 

As bolsas europeias abriram a sessão que dá arranque à semana em alta, depois de no fim-de-semana ter sido anunciada a mega fusão entre a AT&T e a Time Warner, de perto de 80 mil milhões de euros. É no entanto o sector das matérias-primeiras que está a impulsionar o início da sessão europeia, depois de na China ter sido também o principal responsável pela valorização da bolsa de Xangai. O SToxx 600, o índice de referência para a Europa, valoriza 0,79%, a aguardar também pelos resultados. Esta semana deverão ser apresentados mais 100 resultados de companhias integrantes deste índice, como Deutsche Bank e Barclays, ou ainda a Volkswagen. 

O índice de Madrid é o que mais sobe nas principais praças europeias, depois do PSOE ter aprovado a viabilização do Governo de Mariano Rajoy.

Em Lisboa, o PSI-20 abriu em alta, impulsionado pela EDP e pela Nos, que sobem, respectivamente, 1,67% e 1,12%. No dia que se concretiza a fusão de acções, o BCP está a cair 1,68% para 1,32 euros.  

Juros descem depois de manutenção de "rating" da DBRS

Os juros da dívida portuguesa estão a cair, depois de conhecia a decisão da agência canadiana de "rating" DBRS de manter a notação em grau de investimento, tornando-a elegível para compras do BCE e colateral dos bancos junto do banco central. Esta é a única agência que mantém Portugal acima de lixo. A "yield" associada às obrigações portuguesas a dez anos está a descer 0,8 pontos base para 3,107%.

Na Alemanha, os juros das obrigações a dez anos estão também a descer 1,8 pontos base e em Espanha a descida é de 4 pontos base.

Euro valoriza 

A moeda única europeia está a subir face ao dólar para valer 1,0889 dólares, depois de ter perdido na semana passada e chegado ao nível mais baixo desde Março, depois das declarações, na quinta-feira, de Mario Draghi que afirmou que os estímulos à economia não deverão terminar de forma "abrupta", o que parece indiciar o prolongamento dos estímulos.

Petróleo acima dos 51 dólares em Londres

O petróleo transacciona acima dos 51 dólares em Londres, a valorizar 0,14% para 51,85 dólares. EM Nova Iorque, o West Texas Intermediate cai ligeiramente, 0,02%, para 50,84 dólares. Isto depois do Iraque ter sugerido que devia ficar excluído do planeado corte de produção, o que poderá ameaçar o acordo dos países exportadores reunidos na OPEP. 

No domingo, o ministro do petróleo iraquiano, Jabbar Al-Luaibi declarou que o Iraque deveria ficar excluído dessa redução por causa da guerra que trava contra o Isis, o auto-proclamado estado islâmico.

Ouro desce e prata sobe

O metal precioso está na sessão desta segunda-feira, 24 de Outubro, a transaccionar em baixa, de 0,02% para 1.266,20 dólares por onça, enquanto a prata valoriza mais de 0,5% para 17,6440 dólares.

De acordo com a Templeton Emerging Markets, o ouro deverá avançar até ao final do ano cerca de 15%, com o abrandamento por parte da Reserva Federal norte-americana na subida das taxas de juro.

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados petróleo bolsas ouro prata
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio