Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Acções europeias a caminho da terceira semana de perdas. Petróleo e euro em queda

As bolsas europeias estão em queda pela quarta sessão, preparando-se para completar a terceira semana de perdas. O petróleo, o euro e os juros também estão no vermelho.

Os investidores que prefiram ficar longe do sobe e desce do mercado podem privilegiar uma abordagem mais defensiva. Os fundos multiactivos podem ser uma boa alternativa para quem pretende obter retornos, mas não quer assumir riscos demasiado elevados.

Os fundos multiactivos ajustam-se a praticamente todos os investidores, uma vez que existem produtos com uma estratégia de investimento mais defensiva, equilibrada e agressiva. Apesar da instabilidade registada nos mercados accionistas nas últimas semanas, são os multiactivos agressivos, com maior exposição ao mercado accionista, que apresentam as melhores rendibilidades. Rendem, em média, 0,9% nos últimos três meses. Já os fundos que privilegiam uma estratégia mais equilibrada somam 0,81%, segundo os dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP).

Ao investirem em diversas classes de activos, estes produtos de poupança reduzem o risco resultante de oscilações bruscas nos mercados financeiros. Ou seja, se as bolsas mundiais registarem quedas acentuadas enquanto está a banhos, a exposição a outros activos, como a dívida ou cambial, vai atenuar o efeito negativo das acções na carteira. No entanto, caso os problemas nos mercados aliviem e as bolsas registem subidas elevadas, esses fundos não irão obter retornos tão expressivos.
Reuters
08 de Junho de 2018 às 09:19
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,26% para 5.610,23 pontos

Stoxx 600 perde 0,61% para 383,58 pontos

Nikkei desvalorizou 0,56% para 22.694,50 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 0,1 pontos para 2,032%

Euro recua 0,23% para 1,1773 dólares

Petróleo em Londres desce 0,49% para 76,94 dólares o barril

 

Bolsas europeias a caminho da terceira semana de perdas

As bolsas europeias estão a descer pela quarta sessão consecutiva esta sexta-feira, 8 de Junho, penalizadas pelos sinais de abrandamento na economia do euro. Depois de o Eurostat ter confirmado ontem a desaceleração do PIB da região, no primeiro trimestre, hoje foi divulgado que a produção industrial e as exportações da maior economia europeia, a Alemanha, recuaram em Abril.

 

A produção industrial da Alemanha desceu 1%, quando as projecções apontavam para uma subida de 0,3%. Já as exportações recuaram 0,3%.

 

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,61% para 383,58 pontos, preparando-se para completar a terceira semana de perdas.

 

Em Lisboa, o PSI-20 desce 0,26% para 5.610,23 pontos, com o BCP a desvalorizar 0,92% para 26,8 cêntimos.

 

Juros descem na Europa

Os juros da dívida dos chamados periféricos do euro estão a descer, depois das subidas recentes provocadas pela instabilidade política em Espanha e Itália.

 

Esta sexta-feira, os juros associados às obrigações italianas a dez anos caem 4,2 pontos para 3,020%, enquanto em Espanha recuam 2,6 pontos. Já em Portugal estão praticamente inalterados, com uma subida ligeira de 0,1 pontos para 2,032%.

 

Na Alemanha, a descida é de 3,9 pontos para 0,445%.

   

Euro desce pela primeira vez em cinco sessões

A moeda única europeia está a desvalorizar face ao dólar, depois de quatro sessões consecutivas de ganhos. As subidas foram impulsionadas pela expectativa de que o BCE deverá dar indicações, na próxima semana, sobre o fim dos estímulos à economia, o que é positivo para o euro.

 

Nesta altura, o euro desce 0,23% para 1,1773 dólares.

 

Petróleo no vermelho à espera da OPEP

O petróleo está a negociar em terreno negativo nos mercados internacionais, penalizado pelos sinais divergentes que têm sido dados pelos membros da OPEP, que aumentam a expectativa de que não haverá acordo na próxima reunião.

 

Enquanto a Arábia Saudita e a Rússia admitiram que o cartel poderia reduzir gradualmente os cortes à produção, o Iraque já veio dizer que a oferta do grupo não vai subir e que os preços da matéria-prima estão num bom nível.

 

Os membros da OPEP vão reunir-se em Viena, no dia 22 de Junho, para debater esse tema.

 

Nesta altura, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 0,49% para 65,63 dólares, preparando-se para completar esta sexta-feira a terceira semana consecutiva de perdas. Já o Brent, de Londres, desvaloriza 0,49% para 76,94 dólares, a a caminho da segunda semana de subidas.

 

Cobre desce de máximos de quatro anos

 

Acompanhando a queda dos metais industrias, o cobre está hoje no vermelho, em Londres, depois de atingido na quinta-feira o valor mais elevado dos últimos quatro anos.

 

O cobre cai 1,3% para 7.234 dólares por tonelada métrica, enquanto o alumínio desvaloriza 1%.

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas bolsa nacional PSI-20 Europa Stoxx600 matéria-primas petróleo WTI Brent ouro euro dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio