Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e petróleo em alta. Euro em queda

As bolsas europeias estão a registar subidas superiores a 1%, impulsionadas pelo sector da energia e das matérias-primas. O petróleo sobe, igualmente, mais de 1%, antes de serem revelados os dados da produção e inventários de crude nos EUA.

Bloomberg
23 de Dezembro de 2015 às 08:31
  • 2
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,66% para 5.294,00 pontos

Stoxx 600 valoriza 1,29% para 361,47 pontos.

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 1 ponto base para 2,512%

Euro recua 0,23% para 1,0932 dólares

Petróleo em Londres sobe 1,3% para 36,58 dólares o barril

 

Matérias-primas e energia impulsionam bolsas europeias

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta quarta-feira, 23 de Dezembro, impulsionadas pelo sector da energia e pelas empresas produtoras de matérias-primas. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 1,29% para 361,47 pontos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 soma 0,66% para 5.294,00 pontos, com o impulso da Jerónimo Martins, que avança 1,53% para 11,98 euros, e da Galp Energia, que sobe 1,26% para 10,42 euros.

Juros da dívida portuguesa descem pela primeira vez em três sessões

Os juros da dívida portuguesa estão a negociar em queda ligeira pela primeira vez em três sessões, acompanhando a tendência da generalidade dos países da periferia da Europa.

A ‘yield’ associada às obrigações a dez anos cai 1 ponto base para 2,512%, enquanto em Espanha, para o mesmo prazo, o alívio é de 0,3 pontos para 1,791%. Na Alemanha, pelo contrário, os juros estão a subir. A ‘yield’ dos títulos a dez anos avança 0,7 pontos para 0,609%. 


Euro cai pela primeira vez em quatro sessões

A moeda única europeia está a negociar em queda face ao dólar, após três sessões de valorizações. Na passada quinta-feira, um dia depois de a Reserva Federal norte-americana ter anunciado a primeira subida dos juros nos Estados Unidos desde 2006, o dólar valorizou quase 1% face ao euro, tendo voltado a terreno negativo nas três sessões seguintes.

O euro desce 0,23% para 1,0932 dólares.

Petróleo em alta antes das reservas

O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais, antes de serem divulgados os dados da produção e os inventários de crude nos Estados Unidos. De acordo com as estimativas recolhidas pela Bloomberg, as reservas de crude deverão ter aumentado em 1,2 milhões de barris na semana passada.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,05% para 36,52 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, avança 1,3% para 36,58 dólares, depois de ter atingido ontem os 35,98 dólares, um novo mínimo de Julho de 2004.

Níquel recupera de maior queda em três semanas

O níquel está a negociar em alta, depois de ter registado a maior queda das últimas três semanas. A impulsionar os preços estão os dados divulgados ontem pelo Departamento do Comércio, que mostram que o crescimento do PIB norte-americano foi suportado pela evolução positiva da procura interna. Os Estados Unidos são o segundo maior consumidor mundial de metais.

O níquel avança 0,9% para 8.720 dólares por tonelada métrica.  

Destaques do dia 

Quanto custa aos clientes do Banif passarem para o Santander Totta? A transição é automática. Os clientes que eram do Banif não têm de fazer nada, mas devem preparar-se para as mudanças nas comissões cobradas pelo Santander Totta. Há custos que chegam quase a duplicar.

Moody’s sobe "rating" dos depósitos do Banif para o nível do Totta. A agência de notação financeira reiterou a classificação atribuída aos depósitos do banco liderado por Vieira Monteiro em ‘Baa3’, que é o último nível de investimento de qualidade. E colocou o "rating" dos depósitos do Banif no mesmo grau, retirando-o assim de "lixo".

As três estrelas que brilham na bolsa de Lisboa. Lisboa perdeu mais uma cotada. O Banif desapareceu, mas este final negro não apaga o bom ano da bolsa nacional onde três cotadas brilharam mais do que as restantes. Valorizações expressivas que, dizem os analistas, podem acentuar-se em 2016.

O que têm as três cotadas que mais subiram no PSI-20. Num ano em que vai ficar na memória pela solução do Banif, há três empresas que valorizaram mais de 38% na bolsa nacional. Altri, Jerónimo Martins e Nos destacaram-se com os melhores desempenhos em Lisboa. Saiba o que têm as três estrelas da bolsa nacional. E o que esperam os analistas para 2016.

Banco Central da Polónia: Imposto ameaça lucros de 12 bancos. O Banco Central da Polónia defende que um imposto sobre os activos dos bancos polacos, em vez dos resultados, ameaça a rentabilidade de 12 instituições financeiras e a estabilidade do sistema.

O que vai acontecer hoje

Estados Unidos. Venda de bens duradouros, em Novembro.

França e Reino Unido. PIB, no terceiro trimestre.

  1. Portugal. Divulgação da síntese de execução orçamental, em Novembro.

  1. INE. Contas nacionais trimestrais por sector institucional, no terceiro trimestre; Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, em Novembro.

 

 

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas bolsa nacional PSI-20 Europa Stoxx600 matéria-primas petróleo WTI Brent níquel euro dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio