Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas em alta. Petróleo e euro em queda

As bolsas europeias estão a negociar em alta depois de na semana passada terem recuado, desapontadas com as medidas de estímulo do BCE. O euro está a perder terreno face ao dólar e o petróleo está a desvalorizar.

Bloomberg
07 de Dezembro de 2015 às 08:38
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 soma 0,48% para 5.280,47 pontos

Stoxx 600 cresce 0,52% para 372,51 pontos

Nikkei subiu 0,99% para 19.698,15 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos cedem 2,7 pontos base para 2,459%

Euro recua 0,37% para 1.0840 dólares

Petróleo em Londres desce 0,40% para 42,83 dólares o barril

 

Bolsas europeias em alta
As bolsas europeias estão esta segunda-feira, 7 de Dezembro, a negociar em terreno positivo, depois de na semana passada terem estado em queda, com os investidores desanimados com as medidas de estímulo anunciadas pelo Banco Central Europeu na última quinta-feira. Também na Ásia o sentimento foi de ganhos, com as principais praças a serem impulsionadas pelos dados relativos ao emprego nos EUA. A economia norte-americana criou mais postos de trabalho ("payrolls") no mês passado do que o estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg. Em Novembro foram criados 211 mil postos de trabalho de acordo com os dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, citados pela Bloomberg.

O principal índice francês, CAC 40, lidera os ganhos no Velho Continente, ao somar 0,78%, seguido do principal índice holandês que cresce 0,73%. O PSI-20 avança 0,48%. O Stoxx 600 valoriza 0,52%.

Juros em queda
Os juros da dívida pública portuguesa estão a descer em todos os prazos aliviam assim das subidas recentes. A dez anos, o prazo considerado de referências, as "yields" nacionais cedem 2,7 pontos base para 2,459%. Este sentimento de alívio não se verifica apenas na dívida portuguesa, alargando-se também a dívida de outros países europeus. No caso da dívida espanhola, os juros a dez anos caem caem 2,1 pontos base para 1,715% e os juros italianos recuam 1,4 pontos base para 1,640% no mesmo prazo. No caso da Alemanha, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si descem 1 ponto base para 0.669%. O prémio de risco da dívida nacional está a ceder para os 178,0 pontos.

Euro perde terreno
A moeda da Zona Euro está a perder terreno face à divisa norte-americana. Isto numa altura em que o dólar está a ser impulsionado pelos dados relativos ao emprego recentes e que estão a reforçar a confiança na economia norte-americana. A economia norte-americana criou mais postos de trabalho ("payrolls") no mês passado do que o estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg. Em Novembro foram criados 211 mil postos de trabalho de acordo com os dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, citados pela Bloomberg. O euro cede 0,37% para 1,0840 dólares. 

Petróleo em queda
Os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. A marcar a negociação da matéria-prima está o facto de Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter decidido manter a produção de petróleo, sem estabelecer um limite oficial para a oferta. É mais um sinal de que o grupo só irá recuar se os outros países cortarem a produção, para estabilizar os preços. O West Texas Intermediate recua 0,95% para 39,59 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, desce 0,40% para 42,83 dólares por barril.

Ouro perde terreno
O preço do ouro está a recuar depois de na última sexta-feira ter chegado a subir mais de 2%. Por esta altura, a cotação da matéria-prima cede 0,06% para 1.085,80 dólares por onça.

Destaques do dia

Os sete passos de Centeno até à entrega do Orçamento do EstadoGoverno garante que entregará orçamento no Parlamento antes de 24 de Fevereiro, a data limite para o fazer. No arranque de Janeiro entregará um plano orçamental em Bruxelas, que a Comissão avaliará à luz das recomendações europeias.

OPEP aumenta pressão sobre os concorrentes. A OPEP decidiu manter a produção de petróleo, sem estabelecer um limite oficial para a oferta. É mais um sinal de que o grupo só irá recuar se os outros países cortarem a produção, para estabilizar os preços.

Metade dos bancos já só dá crédito com Euribor a um anoA queda das Euribor continua a provocar alterações nas estratégias dos bancos. Para fazerem face aos valores negativos, as instituições optam cada vez mais pelas taxas de longo prazo. A taxa a um ano já é a preferida.

Liga prevê vender jogos no estrangeiro por 30 milhõesPedro Proença tem um plano para os direitos televisivos que prevê que os clubes encaixem 150 milhões por época, todos juntos. O super-pacote desenhado pela Liga prevê ainda receitas de 30 milhões com a transmissão dos jogos no estrangeiro.



O que vai acontecer esta segunda-feira

Ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se. Reunião do Eurogrupo para discutir a evolução do Mecanismo Único de Supervisão, do programa de resgate à Grécia, das assistência económica e financeira à Irlanda e a evolução do crescimento económico e do desemprego.

Dados da energia nos EUA. Administração de Informação de Energia dos EUA publica relatório sobre a produção de energia, com estimativas para o petróleo e o gás natural.

Indicadores na Europa. É divulgado o Índice Sentix, que mede a confiança dos investidores, em Dezembro [anterior: 15,1 ; estimativa: 17,0 pontos].

Dados nos EUA. É apresentado o índice de condições do mercado laboral da Fed, relativo a Novembro [anterior: 1,6%]

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro juros da dívida pública mercado secundário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio