Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: China ofusca Grécia e penaliza bolsas, petróleo e euro

O banco central da China anunciou esta terça-feira a maior desvalorização da moeda das últimas duas décadas. E nem o acordo alcançado na Grécia evita a quedas das bolsas, do euro e do preço do petróleo.

Investidores reagem com alguma apreensão ao resultados das eleições na Grécia no início da sessão
Reuters
11 de Agosto de 2015 às 08:41
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 cai 0,51% para 5.590,19 pontos

Stoxx 600 perde 0,18% para 399,10 pontos

Nikkei desvalorizou 0,42% para 20.720,75 pontos

Yield a 10 anos de Portugal recua 5,4 pontos base para 2,356%

Euro recua 0,08% para 1,1011 dólares

Petróleo cai 0,71% para 50,05 dólares por barril

China penaliza bolsas
O principal índice do mercado nacional perde 0,25% para 5.604,91 pontos. Com oito cotadas em queda, cinco em alta e cinco inalteradas, o PSI-20 acompanha o sentimento negativo dos restantes mercados europeus num dia em que o banco central da China anunciou a maior desvalorização da moeda em duas décadas.

A decisão do banco central acabou por ofuscar o acordo alcançado na Grécia entre o governo e os credores internacionais para a atribuição do terceiro resgate ao país. O entendimento entre as duas partes estão, porém, a ter um forte impacto nos juros da dívida helénica. 

Acordo leva juros da Grécia a cair mais de 200 pontos
Os juros da dívida grega a dois anos recuam 221 pontos base para 16% e a 10 anos perdem 56,7 pontos base 10,5% depois de o governo ter chegado a acordo com os credores sobre o terceiro resgate ao país. Numa mensagem distribuída já na madrugada desta terça-feira, o porta-voz do ministro das Finanças grego dava conta que as partes tinham chegado a um entendimento, faltando apenas "um ou dois pequenos detalhes".


Euro em queda face ao dólar

A moeda única europeia está a desvalorizar face à divisa norte-americana, numa semana marcada por desenvolvimentos no acordo entre a Grécia e os credores para o terceiro resgate e pela divulgação dos valores semanais das compras de activos pelo BCE. O banco central revelou que comprou 14.360 milhões de euros em activos, entre 3 e 7 de Agosto, o montante mais elevado das últimas seis semanas. 

Brent acima dos 50 dólares

O petróleo está a negociar em queda nos mercados internacionais, acompanhando o movimento das matérias-primas, depois de o banco central da China ter desvalorizado a sua moeda – cortou a taxa de referência do renminbi em 1,9% - tornando mais caras as importações de matérias-primas no segundo maior consumidor mundial de metais e energia. O objectivo é combater a queda das exportações.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 0,8% para 44,60 dólares enquanto o Brent, transaccionado em Londres, cai 0,5% para 50,16 dólares.

Esta terça-feira, será divulgado o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), com dados sobre a produção do cartel.

Ouro em queda com valorização do dólar

O ouro está a negociar em queda esta terça-feira, depois da decisão do banco central da China, que está a impulsionar o dólar e a reduzir o apetite pelo metal precioso. O ouro cai 0,23% para 1.102,02 dólares por onça, após ter atingido os 1.109,08 dólares na segunda-feira, o valor mais elevado desde o dia 21 de Julho.

Já a prata recua 0,35% para 15,1960 dólares.

Destaques do dia 

Pharol perde mais de 18% em cinco sessões de quedas. A empresa liderada por Palha da Silva desvalorizou quase 4% na sessão de hoje, depois de ter tocado num novo mínimo histórico, de 27,6 cêntimos. Desde o início do ano, a antiga PT SGPS perde mais de 67%.

O que está a apagar a luz às acções da Pharol? A antiga PT SGPS continua em queda livre na bolsa nacional, fixando novos mínimos históricos. A empresa já perde mais de dois terços do valor de mercado em 2015. E, dizem os analistas, poderá cair ainda mais.

Acordo para terceiro resgate à Grécia prevê quebra da economia superior a 2%. O governo grego e os credores - que estão a ultimar o acordo para o terceiro resgate à Grécia - definiram como meta um excedente orçamental de 0% este ano. E estimam que a economia contraia entre 2,1% e 2,3%.

Sentix: Avaliação da economia na Zona Euro subiu para máximos de quatro anos. Segundo os resultados dos inquéritos mensais realizados pelo instituto Sentix, a Zona Euro tem atravessado "incólume" a mais recente vaga de turbulência na Grécia.

Buffett entra no jogo das grandes fusões e aquisições. A Berkshire ofereceu 37,2 mil milhões de dólares pela Precision Castparts, fazendo aumentar ainda mais o "bolo" das operações de consolidação. Este é já o melhor ano de fusões e aquisições desde 2007.

Google cria Alphabet que a vai substituir em bolsa. A Google anunciou esta segunda-feira à noite um plano de reestruturação, que prevê uma nova estrutura operacional. É criada a Alphabet, que deterá a Google a 100% e que a substituirá como cotada em bolsa. Cada unidade de negócio terá um CEO. Acções seguem a disparar perto de 6%.

O que vai acontecer hoje

Banco de Portugal. Estatísticas de instituições financeiras monetárias, relativas a Junho.

Alemanha. Indicador de expectativas económicas do instituto alemão ZEW, em Agosto.

OPEP. Divulgação do relatório mensal do mercado petrolífero, com produção da Arábia Saudita e Irão em Julho. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio