Notícia
Abertura dos mercados: Bolsas e juros em queda. Petróleo em alta
As bolsas europeias estão a negociar em terreno negativo depois de cinco sessões consecutivas de ganhos. Já o petróleo segue em alta, ainda que próximo de mínimos de seis meses em Londres.
Os mercados em números
PSI-20 perde 0,66% para 5.708,60 pontos
Stoxx600 cai 0,10% para 399,05 pontos
Nikkei deslizou 0,14% para 20.520,36 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 2,8 pontos base para 2,370%
Euro sobe 0,09% para 1,0960 dólares.
Petróleo em Londres ganha 0,71% para 49,87 dólares
Bolsas europeias em queda pela primeira vez em seis sessões
As bolsas europeias estão a negociar em queda ligeira esta terça-feira, 4 de Agosto, depois de cinco sessões consecutivas de ganhos. O índice de referência para a a Europa, o Stoxx600, desce 0,10% para 399,05 pontos.
Na bolsa nacional, o PSI-20 perde 0,66% para 5.708,60 pontos, pressionado sobretudo pelo BCP e pela Semapa. O banco liderado por Nuno Amado desvaloriza 2,75% para 6,7 cêntimos enquanto a Semapa cai 2,43% para 12,825 euros, depois de ter encerrado a sessão de ontem com uma subida superior a 6%.
Juros da dívida portuguesa a dez anos em mínimos de mais de dois meses
Os juros da dívida portuguesa estão a aliviar esta terça-feira, acompanhando a tendência que se verifica na generalidade dos países europeus. A yield associada às obrigações portuguesas a dez anos descem 2,8 pontos base para 2,370%, o valor mais baixo desde 22 de Maio. Em Espanha, para o mesmo prazo, a descida é de 2,5 pontos para 1,916% e na Alemanha, de 1,9 pontos para 0,610%.
Euro em alta ligeira
A moeda única europeia está a negociar em alta ligeira face à divisa norte-americana. Na sexta-feira passada, foi divulgado que o PIB dos Estados Unidos cresceu 2,3% no segundo trimestre do ano, aumentando a especulação de que a Reserva Federal deverá subir os juros brevemente, acompanhando o crescimento da economia norte-americana.
O euro sobe 0,09% para 1,0960 dólares.
Brent abaixo dos 50 dólares por barril
O petróleo negoceia em alta ligeira nos mercados internacionais pela primeira vez em quatro sessões. Ontem, a matéria-prima atingiu mínimos de seis meses perante sinais de que a produção do Irão deverá aumentar num contexto que é já de excesso de oferta a nível global.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,02% para 45,63 dólares enquanto o Brent, transaccionado em Londres, soma 0,71% para 49,87 dólares.
Ouro em alta ligeira
O ouro está a negociar em alta ligeira, ainda que continue próximo do valor mais baixo desde 2010. O ouro tem sido pressionado pela perspectiva de que a Fed deverá subir os juros até ao final do ano.
O metal precioso ganha 0,17% para 1.088,67 dólares, enquanto a prata sobe 0,27% para 14,5565 dólares.
Destaques do dia
Petróleo já está abaixo dos 50 dólares em Londres. Depois da forte queda no mês passado, o Brent do Mar do Norte, negociado no mercado londrino, arrancou Agosto com sinal negativo. Já cai mais de 13% desde o início do ano.
BCE já tem um quinto das obrigações nacionais. A instituição monetária comprou em Julho 1.160 milhões de euros em dívida portuguesa. Desta forma, o BCE tem agora 20% de todas as obrigações nacionais. Isto no mês em que estreou-se a comprar de dívida do Chipre.
Troika e Atenas dão passo para acordo sobre terceiro resgate. Atenas aprovará a reforma das pensões em Outubro mas as novas regra aplicar-se-ão retroactivamente a partir de Julho. Este será um dos pontos de acordo nas negociações em curso sobre o terceiro resgate. Medidas prioritárias exigidas pela troika incluem privatizações, cortes nas despesas militares e nas restrições à prescrição de genéricos.
Controlo de capitais vai continuar a asfixiar acções gregas. A bolsa de Atenas encerrou a perder 16% na primeira sessão em que negociou após a suspensão devido ao controlo de capitais. Os analistas antecipam a continuação das quedas, especialmente no sector da banca.
Galp inicia produção na área de Iracema Norte no pré-sal do Brasil. A produção comercial teve início com a entrada em operação do navio-plataforma FPSO Cidade de Itaguaí. O petróleo nesta área é de "elevada qualidade" e até final do primeiro semestre de 2016 mais duas plataformas deverão começar a produzir.
Repsol está no mercado para vender mil milhões de euros em activos. A companhia quer reforçar a sua saúde financeira após comprar a canadiana Talisman Energy por 10 mil milhões de euros e procura vender activos não-estratégicos na Venezuela, no Golfo do México, Bolívia e nos Estados Unidos.
O que vai acontecer hoje
Zona Euro. Índice de preços na produção, em Junho
- Estados Unidos. Encomendas industriais, em Junho
- BMW. Apresentação de resultados do segundo trimestre
- BCE. Publicação da declaração financeira consolidada do Eurosistema