Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e juros em queda. Petróleo em alta

As bolsas europeias estão a negociar em terreno negativo depois de cinco sessões consecutivas de ganhos. Já o petróleo segue em alta, ainda que próximo de mínimos de seis meses em Londres.

Bloomberg
Negócios 04 de Agosto de 2015 às 08:30
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 perde 0,66% para 5.708,60 pontos

Stoxx600 cai 0,10% para 399,05 pontos

Nikkei deslizou 0,14% para 20.520,36 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 2,8 pontos base para 2,370%

Euro sobe 0,09% para 1,0960 dólares.

Petróleo em Londres ganha 0,71% para 49,87 dólares

Bolsas europeias em queda pela primeira vez em seis sessões

As bolsas europeias estão a negociar em queda ligeira esta terça-feira, 4 de Agosto, depois de cinco sessões consecutivas de ganhos. O índice de referência para a a Europa, o Stoxx600, desce 0,10% para 399,05 pontos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 perde 0,66% para 5.708,60 pontos, pressionado sobretudo pelo BCP e pela Semapa. O banco liderado por Nuno Amado desvaloriza 2,75% para 6,7 cêntimos enquanto a Semapa cai 2,43% para 12,825 euros, depois de ter encerrado a sessão de ontem com uma subida superior a 6%.

Juros da dívida portuguesa a dez anos em mínimos de mais de dois meses

Os juros da dívida portuguesa estão a aliviar esta terça-feira, acompanhando a tendência que se verifica na generalidade dos países europeus. A yield associada às obrigações portuguesas a dez anos descem 2,8 pontos base para 2,370%, o valor mais baixo desde 22 de Maio. Em Espanha, para o mesmo prazo, a descida é de 2,5 pontos para 1,916% e na Alemanha, de 1,9 pontos para 0,610%.

Euro em alta ligeira

A moeda única europeia está a negociar em alta ligeira face à divisa norte-americana. Na sexta-feira passada, foi divulgado que o PIB dos Estados Unidos cresceu 2,3% no segundo trimestre do ano, aumentando a especulação de que a Reserva Federal deverá subir os juros brevemente, acompanhando o crescimento da economia norte-americana.

O euro sobe 0,09% para 1,0960 dólares.

Brent abaixo dos 50 dólares por barril

O petróleo negoceia em alta ligeira nos mercados internacionais pela primeira vez em quatro sessões. Ontem, a matéria-prima atingiu mínimos de seis meses perante sinais de que a produção do Irão deverá aumentar num contexto que é já de excesso de oferta a nível global.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,02% para 45,63 dólares enquanto o Brent, transaccionado em Londres, soma 0,71% para 49,87 dólares.

Ouro em alta ligeira

O ouro está a negociar em alta ligeira, ainda que continue próximo do valor mais baixo desde 2010. O ouro tem sido pressionado pela perspectiva de que a Fed deverá subir os juros até ao final do ano.

O metal precioso ganha 0,17% para 1.088,67 dólares, enquanto a prata sobe 0,27% para 14,5565 dólares.

 

Destaques do dia 

Petróleo já está abaixo dos 50 dólares em Londres. Depois da forte queda no mês passado, o Brent do Mar do Norte, negociado no mercado londrino, arrancou Agosto com sinal negativo. Já cai mais de 13% desde o início do ano.

BCE já tem um quinto das obrigações nacionais. A instituição monetária comprou em Julho 1.160 milhões de euros em dívida portuguesa. Desta forma, o BCE tem agora 20% de todas as obrigações nacionais. Isto no mês em que estreou-se a comprar de dívida do Chipre.

Troika e Atenas dão passo para acordo sobre terceiro resgate. Atenas aprovará a reforma das pensões em Outubro mas as novas regra aplicar-se-ão retroactivamente a partir de Julho. Este será um dos pontos de acordo nas negociações em curso sobre o terceiro resgate. Medidas prioritárias exigidas pela troika incluem privatizações, cortes nas despesas militares e nas restrições à prescrição de genéricos.

Controlo de capitais vai continuar a asfixiar acções gregas. A bolsa de Atenas encerrou a perder 16% na primeira sessão em que negociou após a suspensão devido ao controlo de capitais. Os analistas antecipam a continuação das quedas, especialmente no sector da banca.

Galp inicia produção na área de Iracema Norte no pré-sal do Brasil. A produção comercial teve início com a entrada em operação do navio-plataforma FPSO Cidade de Itaguaí. O petróleo nesta área é de "elevada qualidade" e até final do primeiro semestre de 2016 mais duas plataformas deverão começar a produzir.

Repsol está no mercado para vender mil milhões de euros em activos. A companhia quer reforçar a sua saúde financeira após comprar a canadiana Talisman Energy por 10 mil milhões de euros e procura vender activos não-estratégicos na Venezuela, no Golfo do México, Bolívia e nos Estados Unidos.

O que vai acontecer hoje

Zona Euro. Índice de preços na produção, em Junho

  1. Estados Unidos. Encomendas industriais, em Junho
  2. BMW. Apresentação de resultados do segundo trimestre
  3. BCE. Publicação da declaração financeira consolidada do Eurosistema

 

 

Ver comentários
Saber mais Londres Europa BCP Espanha Alemanha Estados Unidos Reserva Federal Galp Atenas BCE mercado e câmbios macroeconomia economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio