Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rosneft em conversações para desenvolver campos petrolíferos no Curdistão iraquiano

A Rosneft, petrolífera estatal russa, está a negociar com o Curdistão iraquiano a possibilidade de ajudar a região a desenvolver os campos petrolíferos localizados na região. A notícia está a ser avançada pelo Financial Times.

Reuters
Negócios 30 de Junho de 2017 às 12:47
  • ...

A Rosneft, petrolífera russa, está a negociar com o Curdistão iraquiano a possibilidade de ajudar no desenvolvimento dos campos petrolíferos da região, avança o Financial Times (FT). A petrolífera está a avaliar a possibilidade de explorar campos já existentes no território controlado pelos curdos, disseram três fontes ao FT. Estes campos estarão localizados em zonas próximas da cidade Kirkuk e próximos da fronteira com a Síria.

As negociações entre a Rosneft e as autoridades curdas estão ainda numa fase inicial pelo que não foi alcançado um acordo. A petrolífera, ao FT, não negou a possibilidade de vir a trabalhar em solo curdo, mas não quis abordar a localização concreta dos campos.

A empresa acrescentou que quer trabalhar com o Governo Regional do Curdistão e com o governo iraquiano, e espera que o Bagdad ofereça melhores termos para exploração e extrair petróleo em solo iraquiano. "A oferta do Governo Regional do Curdistão provou ser mais adequada e competitiva", disse a empresa, citada pelo FT. "Se o governo do Iraque oferecer-nos projectos que tenham condições aceitáveis em termos comerciais para a empresa e adequadas ao mercado, vamos estar interessados em considera-las".

A notícia destas negociações não terá sido bem aceite por Bagdad. Um porta-voz do ministério do petróleo iraquiano apontou o dedo ao Curdistão dizendo que está a "deturpar" os acordos petrolíferos sem consultar Bagdad. "A questão dos territórios em litígio não foi ainda decidida pelo governo federal", disse o porta-voz.

As zonas que estão em disputa têm sido, nos últimos três anos, controlados pelas autoridades curdas.

Ver comentários
Saber mais Rosneft Curdistão Bagdad Governo Regional do Curdistão petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio