Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receios em torno da procura levam petróleo às quedas

Os preços do petróleo estão a cair, com o Brent a perder em torno de 2% em Londres. Este comportamento tem lugar depois de a França ter bombardeado posições do Estado Islâmico na Síria. Os investidores temem que isto possa vir a afectar a procura pela matéria-prima.

Bloomberg
  • ...

Os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate desce 0,44% para 40,56 dólares por barril no mercado nova-iorquino e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência às importações nacionais, recua 2,05% para 43,56 dólares por barril em Londres.

Esta evolução da matéria-prima tem lugar depois de ontem a França ter bombardeado posições do Estado Islâmico na Síria, na sequência dos ataques ocorridos na passada sexta-feira, 13 de Novembro, em Paris, capital da França. Esta organização reivindicou a autoria dos atentados.

John Kilduff, da Again Capital em Nova Iorque, em declarações à Bloomberg, apontou que os ataques em Paris acarretam quer consequências positivas quer consequências negativas. "Vão aumentar os riscos geopolíticos, dado que as infra-estruturas petrolíferas vão ser apanhadas pelos raides dos aviões de guerra. Por outro lado, é negativo para a economia da Zona Euro, que pode reduzir a procura numa altura em que estamos a lidar com um elevado excesso de oferta", disse.

A Síria faz fronteira com o Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a seguir à Arábia Saudita. Já esta segunda-feira, 16 de Novembro, Jens Pedersen, analista do Danske Bank, em Copenhaga, tinha alertado para uma quebra na procura. "Ainda que a ligação directa ao mercado de petróleo não seja muito forte, isso poderá desestabilizar ainda mais a situação geopolítica no Médio Oriente e aumentar os receios em relação a potenciais rupturas de abastecimento", disse, citado pela Bloomberg.

"Por outro lado, os ataques poderão pesar sobre a confiança dos consumidores e empresários nos próximos meses, o que pesará também sobre o crescimento e, consequentemente, sobre o consumo de petróleo", acrescentou.


A produção de petróleo da Síria foi inferior a 25 mil barris por dia, em Maio, depois de ter atingido uma média de 400 mil barris por dia entre 2008 e 2010, segundo estimativas da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos.

 

Ver comentários
Saber mais petróleo Brent do Mar do Norte West Texas Intermediate Ataques em Paris bombardeamentos Estado Islâmico Síria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio