Notícia
Petróleo sobe mais de 1% após ataque com drones na Arábia Saudita
A Arábia Saudita revelou que houve infraestruturas de produção de petróleo que foram alvo de um “ato terrorista”, o que está a elevar os preços da matéria-prima nos mercados internacionais.
O preço do petróleo está a subir mais de 1% no mercado internacional, a refletir a tensão geopolítica no Médio Oriente. A Arábia Saudita está a reportar vários ataques. Ontem foram atacados dois navios de transporte de petróleo. Hoje já houve um outro navio alvo de ataque.
Além disso, a Arábia Saudita revelou que duas estações de petróleo foram atacadas por bombas lançadas a partir de drones.
O ministro da Energia saudita, Khalid al-Fali, já afirmou que estes incidentes se tratam de atos de terrorismo. "Este ato de terrorismo e sabotagem em conjunto com os atos recentes no Golfo árabe não afeta apenas o Reino mas também a segurança do fornecimento mundial de petróleo e a economia global", salientou o ministro, citado pela agência de notícias estatal SPA.
O petróleo está a reagir, subindo 1,32% para 71,16 dólares por barril, em Londres, mercado de referência para Portugal. O West Texas Intermediate (WTI), transacionado em Nova Iorque, está a apreciar 1,02% para 61,66 dólares.
A travar a subida do petróleo estão os receios em torno da guerra comercial entre os EUA e a China e das suas potenciais consequências sobre a economia.