Notícia
Petróleo em máximos de três semanas com optimismo em torno do acordo da OPEP
Os preços da matéria-prima estão a ser impulsionados pelo optimismo demonstrado pelo Irão, que acredita ser "altamente provável" um entendimento entre os membros do cartel na reunião de 30 de Novembro.
O petróleo está a reforçar os ganhos nos mercados internacionais esta segunda-feira, 21 de Novembro, impulsionado pelo optimismo em torno do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para reduzir a produção e estabilizar os preços.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 2,52% para 46,84 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, valoriza 2,88% para 48,21 dólares. Em ambos os casos, a matéria-prima negoceia no valor mais alto desde 1 de Novembro.
Esta evolução acontece depois de o ministro do Petróleo do Irão, Bijan Namdar Zanganeh, ter dito que é "altamente provável" os membros da OPEP chegarem a um entendimento na próxima reunião da cartel, a 30 de Novembro, sobre a forma como o acordo para reduzir a oferta será implementado.
Segundo avança o serviço noticioso Shana, o Iraque vai fazer propostas nesse encontro para facilitar o entendimento entre os vários países.
O petróleo recuperou de mínimos de oito semanas a 14 de Novembro, animado pelos esforços diplomáticos de um conjunto de países – incluindo a Argélia, Qatar e Venezuela – para garantir que há fumo branco na reunião de Viena.
A 28 de Setembro, contra a generalidade das expectativas, os membros da OPEP chegaram a acordo para limitar a produção a 32,5 milhões de barris por dia. No entanto, têm revelado dificuldades em estabelecer a forma como os "cortes" serão distribuídos entre os vários produtores, algo que poderá ficar definido já no final deste mês.