Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo desce com aumento das perfurações nos EUA

O crescimento da actividade de perfuração nos Estados Unidos está a alimentar os receios de que o aumento da produção norte-americana anule o efeitos dos cortes acordados pela OPEP.

Arábia Saudita frente-a-frente com o Irão - Os confrontos comprometerão as exportações de petróleo e gás do Estreito de Ormuz. Como consequência, o petróleo dispara e os planos de privatização da companhia de petróleo Saudi Aramco não resultam. A Arábia Saudita desvalorizará a sua moeda, obrigando a restante região a fazer o mesmo.
DR
17 de Abril de 2017 às 09:39
  • 1
  • ...

Os preços do petróleo estão a recuar nos mercados internacionais esta segunda-feira, 17 de Abril, penalizados pelo aumento do número de plataformas de perfuração em funcionamento nos Estados Unidos.

Este crescimento intensifica os receios de que a expansão da oferta norte-americana acabe por anular os esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para diminuir o excedente no mercado e estabilizar os preços.

Depois de ter completado, na sexta-feira, a terceira semana consecutiva de ganhos, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 0,77% para 52,77 dólares por barril, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, recua 0,75% para 55,47 dólares.

Esta evolução acontece apesar de o CEO da Saudi Arabian Oil Company, Amin Nasser, ter garantido que o mercado petrolífero está a caminhar em direcção ao reequilíbrio e de vários membros da OPEP terem mostrado disponibilidade para prolongar o acordo sobre os cortes na produção para além de Junho.

Recorde-se que o cartel implementou no início deste ano um plano de redução da produção em cerca de 1,2 milhões de barris por dia durante o primeiro semestre, um acordo que poderá ser prolongado além do prazo inicial.

Num relatório publicado na semana passada, a Agência Internacional de Energia (AIE) considerou que o mercado internacional de petróleo está muito próximo do equilíbrio, prevendo que os stocks globais de "ouro negro" venham a cair se os cortes de produção se mantiverem.

"O mercado está já muito próximo do equilíbrio," refere o relatório da AIE conhecido na quinta-feira, 13 de Abril.

Ver comentários
Saber mais petróleo Brent WTI OPEP Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio