Notícia
Combustíveis descem pela primeira vez em sete semanas
Nas últimas seis semanas o gasóleo aumentou 10% e gasolina ficou 6,7% mais cara. Segunda-feira descem ligeiramente.
A queda será ligeira, mas suficiente para colocar um travão na série de seis semanas de agravamento nos preços dos combustíveis em Portugal.
Na próxima segunda-feira, de acordo com os cálculos do Negócios tendo em conta as cotações dos combustíveis nos mercados, o preço da gasolina e do gasóleo vão descer em Portugal.
A descida será insuficiente para anular os aumentos acumulados nas últimas seis semanas, período em que o gasóleo aumentou 10% (mais de 10 cêntimos por litro) e a gasolina ficou 8,7 cêntimos mais cara (+6,7%).
O aumento mais expressivo no gasóleo deve-se ao agravamento do imposto que ocorreu no arranque do ano, sendo que no caso da gasolina até ocorreu uma descida do ISP. De acordo com os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), na última segunda-feira o preço médio de venda do litro de gasóleo em Portugal aumentou 4,2 cêntimos, para 1,255 euros. A gasolina subiu 1,9 cêntimos, para 1,463 euros por litro.
Segunda-feira a situação inverte-se, já que o preço do gasóleo deverá descer 1 cêntimo por litro, enquanto a gasolina deverá recuar apenas meio cêntimo.
Estas variações surgem depois de nos mercados, a tonelada métrica do gasóleo (em euros) ter descido cerca de 2%, enquanto na gasolina a queda foi de apenas 1%, segundo os dados da Bloomberg.