Notícia
Da extracção de metais para a venda de ovos na China
A Century Iron Mines, uma empresa mineira canadiana, está a ser tão penalizada pela queda dos preços do minério de ferro, que mudou a aposta para a venda de ovos australianos na China.
Os preços das matérias-primas estão a afundar. E o minério de ferro não é excepção. Recua mais de 10% este ano. A queda é tão acentuada e as previsões tão pessimistas que uma mineira canadiana resolveu apostar numa nova área. Da extracção de minério de ferro, a Century Iron Mines mudou aposta para a venda de ovos na China.
Prevendo que a retoma dos preços do minério de ferro não irá ocorrer antes de 2018, a empresa liderada por Sandy Chim resolveu alocar 1,5 milhões de dólares que estavam destinados a uma mina no Canadá para a venda de ovos australianos em Hong Kong e Macau. "A Austrália está a passar da extracção para a refeição", disse o presidente executivo, à Bloomberg.
Esta estratégia que não é novidade na Austrália, onde o minério de ferro tem um grande peso, nota a agência de notícias. Gina Rinehat e Andrew Forrest também expandiram a sua actividade comprando negócios para exportar carne para a China, à medida que a melhoria das condições económicas da população está a ditar uma subida do consumo de proteínas. Por outro lado, o abrandamento do consumo do minério de ferro pelo país acentuou o excesso de oferta, pressionando os preços. O que tornou a venda de ovos mais atractiva que a exploração do minério.