Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cacau mais caro que cobre. Preços batem recorde acima dos 9 mil dólares por tonelada

A escalada dos preços do cacau parece não ter fim. Só em março, os contratos futuros em Nova Iorque subiram aproximadamente 50%.

Getty Images
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 25 de Março de 2024 às 22:36
Os ovos da Páscoa poderão tornar-se um luxo em breve. O preço do cacau superou esta segunda-feira pela primeira vez a fasquia dos 9 mil dólares por tonelada, superando o preço do cobre, por exemplo, que encerrou a valer 8.740,65 dólares por tonelada.

As fracas colheitas nos países produtores da África Ocidental devido ao mau tempo e doenças têm impulsionado os preços desta matéria-prima essencial para a produção de chocolate. Só desde o início do mês, os preços dos contratos futuros em Nova Iorque dispararam cerca de 50%.

Hoje, os preços dos contratos de maio chegaram a tocar os 9.684 dólares por tonelada, uma subida de 8,33%, e tornando o cacau mais caro do que o cobre, o metal industrial de referência. No fecho da negociação, a cotação ficou nos 9.649 dólares por tonelada métrica, um ganho de 7,94%.

"O chocolate pode ficar ainda mais caro na Páscoa de 2025, se as doenças dos cacaueiros e o clima severo prolongarem o défice de oferta e os preços altos do açúcar", assinala a analista Diana Gomes, da  Bloomberg Intelligence.

A escalada nos preços já levou, aliás, a que vários fabricantes de chocolates comecem a apostar em produtos com menor quantidade de chocolate ou mesmo sem chocolate.
Ver comentários
Saber mais cacau preços chocolate cobre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio