Conheça as opções de oito carteiras de fundos
As carteiras prudentes foram construídas para um prazo de investimento de três anos e são destinadas a aforradores conservadores que não aceitam perdas anuais superiores a 4%.
As carteiras agressivas estão desenhadas para um prazo de investimento mínimo de cinco anos e com um limite de perdas anuais até 10%.
ActivoBank
Optimismo dirigido para o mercado de acções
O ActivoBank acredita que 2011 será o terceiro ano consecutivo de subida dos mercados accionistas. "A economia global deverá crescer em 2011 a um bom ritmo, que o Fundo Monetário Internacional estima em 4,2%, superior à média das últimas 3 décadas", justifica Gonçalo Gomes, da direcção de marketing do banco, que acrescenta que as taxas de juro em mínimos históricos nos mercados desenvolvidos também auxiliarão a escalada das acções. Por isso, os responsáveis da instituição financeira aumentam o peso dos fundos
JPMorgan Global Focus e F&C Global Convertible Bond na carteira prudente e do Fidelity Germany no portefólio mais agressivo.
Na carteira agressiva, os especialistas do ActivoBank estreiam ainda o Schroder US Small & Mid-Cap Equity, um fundo que investe em acções de empresas de pequena e média dimensão dos Estados Unidos da América. "Os
EUA estão na posição única de poderem beneficiar em 2011 da continuação de uma política orçamental e monetária expansionista, devendo o ritmo de criação de empregos duplicar face aos valores de 2010", diz Gonçalo Gomes. Além disso, "em resultado das medidas de reestruturação e de corte de custos implementadas durante a crise, as empresas norte-americanas enfrentam o ano de 2011 com uma solidez financeira sem precedentes nas últimas décadas". Este fundo anula a posição anterior no DWS Invest Gold and Precious Metals.