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Ponha a sua vida no mapa

Quando pensa em ir às compras ou fazer a revisão do carro, identifica imediatamente no seu pensamento a localização geográfica da loja e da oficina? Pois é, esta é uma das formas de organização da informação que fazem mais sentido para a maior parte...

Ponha a sua vida no mapa
13 de Agosto de 2009 às 09:45
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Os locais de férias, os sítios das melhores fotografias, os bares de praia preferidos e também, porque não, as deslocações e referenciais profissionais, podem estar todos bem marcados num mapa. As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis "on-line".

Quando pensa em ir às compras ou fazer a revisão do carro, identifica imediatamente no seu pensamento a localização geográfica da loja e da oficina? Pois é, esta é uma das formas de organização da informação que fazem mais sentido para a maior parte das pessoas e que se sobrepõem às "bibliográficas" organizações por data, por ordem alfabética ou por grupo de referência.

Já vai longe a época em que tínhamos de confiar na memória ou em mapas de papel para organizar estes circuitos, marcando de forma mais ou menos organizada os destinos de férias ou as localizações das melhores fotografias. Hoje, os navegadores dedicados para o carro, os telemóveis com mapas e as ferramentas "web" fazem esse papel de forma eficiente. Os mapas da Google, da Microsoft e até do Sapo podem ajudar a dar uma nova orientação à sua vida pessoal e profissional, sobretudo com as ferramentas disponibilizadas na Internet que já podem ser usadas em qualquer lado através dos computadores portáteis e os telemóveis.

Na base destes serviços estão os investimentos que as empresas têm feito no negócio de georeferenciação e cartografia. O que era antes um terreno quase reservado aos militares e a alguns "geeks", tornou-se público e disponível de forma alargada. O interesse da Nokia na Navteq e da Tomtom na Teleatlas, dois negócios quase simultâneos que absorveram as maiores empresas de mapas a nível mundial, não são alheios ao potencial que esta área de negócio gera.

Pelo seu peso na Internet, a Google e a Microsoft não podiam deixar passar este negócio e investiram fortemente nas ferramentas Google Earth e Microsoft Virtual Earth, agora renomeado como Bing Maps, que foram completando através de parcerias e de novas funcionalidades que permitem explorar o Planeta Terra em várias dimensões, e até já o espaço exterior e a Lua. É com base nestas ferramentas que disponibilizam, também, os serviços de Mapas, com uma dimensão mais terrena e prática e possibilidade de exploração pessoal e profissional.

Apropriação individual
Para além da informação útil já oferecida, com indicação de ruas e pontos de interesse, vistas de satélite e até fotos de algumas das principais cidades, como oferece o Street View, da Google, as ferramentas deixam que também os utilizadores se apropriem da informação e acrescentem o que mais lhes interessa. Por isso mesmo, é possível colocar um marcador no café de Londres que tem o melhor Cappucinno ou na praia com as melhores ondas.

Podem mesmo ser criados mapas pessoais, numa determinada localização, que são depois colocados em páginas "web" ou blogues, enviados por "e-mail" ou simplesmente guardados "on-line" para futura referência, associados a um determinado perfil. Haverá melhor maneira de anunciar uma casa de férias para alugar do que oferecer aos visitantes um mapa com os melhores locais de passeio, praias ou os restaurantes onde se come melhor?

A prática de criação de mapas pessoais está também a ser utilizada para outros temas de interesse público, como é o caso do mapa da Gripe A, que foi criado logo após o alerta para a possibilidade de uma pandemia, mas cuja popularidade acabaria por ditar a sua mudança para outro servidor, mais capaz de responder ao enorme número de visitas geradas.

Nesta lista, a divulgação cultural tem também impacto e, aqui, há que referir o Mapa do Manuelino em Portugal, com a indicação dos vários monumentos onde este estilo arquitectónico característico está presente, um projecto que já foi até reconhecido por um prémio da Google.

Claro que, como sempre, é preciso cuidar do aspecto da privacidade. Se a informação é pessoal e não quer que ninguém a veja, ou prefere mantê-la de forma reservada para um grupo de amigos e familiares, se calhar esta não é a melhor maneira de a referenciar.

Não deixe o negócio de fora

Se estes mapas podem ser úteis para organizar referências pessoais, não deixam também de o ser para as empresas, com a vantagem adicional de terem ferramentas gratuitas. Dar visibilidade à sua empresa pode ser uma forma eficaz de rentabilizar o negócio, mostrando o que faz, onde está e como os clientes podem contactá-lo, elementos obrigatórios no mercado actual que podem ser acrescentados à criação de um "website" próprio e a um bom posicionamento nos motores de busca.

O Google Maps permite adicionar marcadores que põem a empresa no mapa e lhe dão visibilidade mundial. Acedendo ao Centro de Negócios Local, a área de registo na plataforma, as empresas poderão criar a sua listagem, onde introduzem a morada, horário de funcionamento e, quem sabe, fotografias ou vídeos do seu espaço ou dos produtos que comercializam.

As Páginas Amarelas têm, também, uma ferramenta semelhante, que permite comparar os dados de cada empresa, tendo como base os produtos e serviços oferecidos ou até mesmo horários de funcionamento, e facilita o contacto entre utilizadores e anunciantes através serviço de chamadas grátis "Click to Call" para os anunciantes aderentes. Permite, ainda, localizar facilmente a sua empresa através do serviço de mapas associado, que infelizmente nem sempre é o mais correcto.

O registo e publicação das informações referentes à empresa a anunciar são gratuitos pelo que o responsável terá apenas de comunicar às Páginas Amarelas as informações que pretende colocar "on--line". Contudo, as empresas que constam no pai.pt e querem adicionar informações mais detalhadas, com logótipos, imagens e outros conteúdos de cariz mais publicitário, terão de pagar o espaço.



Conheça três soluções para melhorar a sua orientação

Antes associados ao serviço Live, os mapas do Bing ganham agora a dimensão de pesquisa, com funcionalidades acrescidas também ao nível das colecções e adições de informação personalizada. As opções abrem também portas à visualização de informação tridimensional, fotografias e vídeos, e à partilha de pontos de interesse com outros utilizadores, através de um "e-mail" ou de uma blogue.

É nas Colecções que os descobridores de locais a explorar devem porém passar mais tempo, vendo informação já carregada sobre pontos tão diversos como os parques nacionais nos Estados Unidos ou as florestas tropicais. Pode explorar colecções já criadas ou criar as suas próprias referências, adicionando numa determinada localização um "pin" que pode ter associada uma imagem. Estas colecções podem ser exploradas através de pesquisa ou simplesmente fazendo "zoom" sobre um local de interesse. E se tiver curiosidade de conhecer melhor uma determinada referência ou monumento, é só procurar a ligação para receber indicações de direcções de trânsito.

Aproveite ainda para espreitar o mapa em três dimensões e o fantástico Bird's Eye, que mostra imagens de maior precisão e nitidez de uma determinada localização geográfica. Há quanto tempo não vê a sua casa vista do céu?

Mapas do Bing
www.bing.com/mapas




A área de mapas tem recebido um enorme investimento da Google que não pára de adicionar novas funcionalidades, desde novas vistas captadas de satélites, até à adição de fotografias de rua com o Street View, que tem também causado grande polémica devido às acusações de violação de privacidade, sobretudo na Europa. Mas é talvez a possibilidade de personalização e partilha de mapas "adaptados" que mais popularidade traz ao serviço.

São milhões de mapas criados por utilizadores que querem colocar sobre uma determinada referência geográfica as suas referências pessoais, fotos e vídeos, mas também as empresas que aproveitam este sistema e as possibilidades de pesquisa para anunciarem os seus negócios, como por exemplo os cafés de Portugal. Esta mistura dá uma enorme riqueza que, associada à busca, permite aos utilizadores encontrarem virtualmente qualquer coisa que procuram, com a localização geográfica já associada.

As camadas disponíveis, de mapa, visão de satélite, híbrida ou a identificação de localizações com fotografias, vídeos ou câmaras "web" associadas, oferecem também uma nova visão de locais já conhecidos, ou a descobrir. Um voyeurismo apetecível para todos os que gostam de conhecer mais do que o que se apresenta à vista desarmada. E quem não tem curiosidade de espreitar uma única fotografia associada no meio de deserto do Saara, longe de qualquer estrada?

Google Maps
http://maps.google.com/




Mais focado em Portugal, como não podia deixar de ser, o serviço de mapas do Sapo foi recentemente renovado e tem agora 200 mil pontos de interesse, que pode ver identificados no mapa em função dos critérios definidos e da definição escolhida para a vista a cada momento.

Cultura, ensino, transportes são apenas algumas das 90 categorias que passam a agrupar os diferentes tipos de referências. Com melhores imagens aéreas, conta agora também com a possibilidade de ver fotografias a três dimensões de alguns locais ou fazer visitas virtuais interactivas, áreas que deverão ter a oferta reforçada a prazo.

A informação de trânsito é uma das que pode ser vista sobre os mapas, em formato de sinais de trânsito, com cores que variam em função do tráfego do local em questão. Mas há também "camadas" para indicação meteorológica e notícias sobre uma determinada localidade, que podem ser referenciadas no mapa se o utilizador assim o desejar.

A reformulação do Mapas do Sapo tornou também mais simples a adição de marcadores no mapa, que conta agora com um botão no topo direito da página para enviar um "e-mail" com a localização ou um SMS. Tudo para que explore melhor este "jardim à beira mar plantado".

Sapo Mapas
http://mapas.sapo.pt
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