Notícia
Estreia da ES Saúde centra atenções na bolsa de Lisboa
Acções começam a ser negociadas na quarta-feira, depois de terem sido vendidas ao preço mínimo do intervalo previsto: 3,20 por acção
As acções da Espírito Santo Saúde começam esta quarta-feira a ser negociadas em bolsa, a segunda estreia na Euronext Lisbon em cerca de dois meses, depois dos CTT em Dezembro. Este é um dos principais eventos de uma semana que conta também com a primeira estimativa do INE ao Produto Interno Bruto no quarto trimestre e, lá fora, com os primeiros discursos de Janet Yellen como presidente da Reserva Federal dos EUA.
O primeiro destaque da semana é, contudo, o relatório anual de resultados da Galp Energia, a divulgar segunda-feira antes da abertura da bolsa. Os lucros da petrolífera terão caído 23% em 2013, para 279 milhões de euros, calcularam os analistas do BPI. A outra empresa a prestar contas esta semana é o BES, que agendou na sexta-feira passada a divulgação de resultados para esta quinta-feira, dia 13.
As acções da Espírito Santo Saúde começam a negociar na bolsa de Lisboa na quarta-feira, depois de terem sido vendidas ao mínimo do intervalo de preços previsto (3,20 euros). "Uma vez que o Crédit Suisse vai actuar como agente de estabilização, acredito que só se conhecerá a verdadeira opinião do mercado sobre a ESS ao fim do primeiro mês de negociação", diz Steven Santos, gestor da XTB Portugal. "Até lá, o Crédit Suisse poderá suportar artificialmente o preço", antecipa o especialista.
Em foco estará também a divulgação por parte do Banco de Portugal das Estatísticas de instituições financeiras monetárias e também do relatório da Central de Responsabilidades de Crédito. Ambos os documentos são publicados na terça-feira, um dia antes de o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicar a estimativa para o índice de preços no consumidor de Janeiro.
O INE publica também, na sexta-feira, a estimativa rápida para as Contas Nacionais Trimestrais.
O Produto Interno Bruto (PIB) terá crescido 1,3% no último trimestre de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a estimativa do núcleo de estudos de conjuntura da economia portuguesa da Universidade Católica. A quebra média anual do PIB de Portugal terá sido de 1,5% em 2013.
Primeira aparição de Yellen como presidente da Fed
Janet Yellen testemunha esta terça-feira na Câmara de Representantes e na quinta-feira no Senado, para apresentar o relatório semestral sobre política monetária e perspectivas económicas. Será a primeira aparição da antiga Professora de Harvard e Berkeley desde que assumiu, no início de Fevereiro, o comando do banco central dos EUA.
Na Zona Euro, Mario Draghi faz quarta-feira um discurso em Bruxelas num evento organizado pelo Banco Nacional da Bélgica. Na sexta-feira, a Moody's poderá divulgar uma actualização ao "rating" de Itália.