Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compras de Natal "On-line" ou "offline"?

Escolhemos seis produtos e comparámos preços. Concluímos que nem sempre vale a pena comprar "on-line". Mas é sempre boa ideia usar a Internet para encontrar as melhores opções.

Compras de Natal "On-line" ou "offline"?
04 de Dezembro de 2008 às 15:06
  • ...
Com o Natal à porta, a corrida às compras é inevitável. Nem todos têm a mesma paciência para escolher e comparar, mas é sempre bom fazê-lo e reduzir as hipóteses de concluir que podia ter poupado alguns euros. Os produtos tecnológicos são um bom exemplo de uma área em que vale a pena fazer comparações. A oferta de lojas "on-line" é abundante e foi por isso que tentámos perceber se, de facto, vale a pena usar este canal para comprar.

Em termos de preços, a conclusão a que nos levou a comparação entre as propostas de mais de uma dezena de lojas, algumas a funcionar exclusivamente "on-line", mas a maioria com canal "on-line" e lojas físicas, é a de que não existem grandes vantagens.

A comodidade de comprar no conforto do lar, sem esperar em filas para pagar, é inegável, é certo. Mas também não é menos verdade que os lojistas apostam pouco na diferenciação quer dos produtos, quer dos preços dos produtos vendidos pela Internet.

O que verificámos é que o canal "on-line", nesta área da tecnologia, é um excelente aliado para ser conduzido aos melhores preços do mercado. Com mais tempo, navegando de "site" em "site", com menos tempo, recorrendo aos comparadores de preços. É uma forma cómoda de rapidamente ter acesso a várias propostas com diferenças de preço que podem surpreender. Foi o que aconteceu com um dos produtos escolhidos para comparação, o Nokia N95, que, livre de operador, está disponível em várias lojas electrónicas com preços que chegam a ter um intervalo de 10 euros.

Outra conclusão é a de que, quando existe vantagem a nível de preço na compra "on-line", ela é muitas vezes anulada pelos valores dos portes de envio que nos casos analisados variam entre dois e 15 euros, para entregas em Portugal continental. Os preços cobrados pelas lojas da Internet para assegurar a entrega do produto em casa varia, normalmente, em função do peso e tamanho do produto e da localização do comprador. Se estiver nas regiões autónomas, os custos são mais elevados. Se o comprador estiver fora de Portugal, ou, pelo contrário, a loja estiver sediada noutro país, o impacto das taxas é ainda mais elevado, sobretudo em estabelecimentos fora do espaço europeu em que, às taxas, é necessário adicionar o valor do IVA.

Na realidade nacional, aqueles custos variam e são tanto menores quanto menor é a dimensão do produto o que pode, por isso, tornar a opção interessante para quem está longe de um grande centro, com menor opção de escolha. É o caso de um consumidor que pretenda adquirir, por exemplo, um GPS da NDrive com imagens reais (G280R) e não tenha por perto uma FNAC, onde o produto está à venda por 119 euros. Pode optar por adquiri-lo na loja "on-line" Nuno & Candeias por 123 euros e somar a esse valor 7,5 euros em portes de envio. O valor final da compra ronda os 130 euros, que continua a ser competitivo relativamente às restantes ofertas que encontrámos para o mesmo produto, "on" e "offline".

Se estiver perto de Lisboa e Porto, onde se localizam a generalidade das lojas "on-line" que consultámos, a melhor opção é mesmo fazer o processo de reserva electrónico e levantar o produto na loja física (ou lojas) que a maioria das plataformas "on-line" também assegura. A compra concretizada em presença evita taxas e, em alguns casos, permite bater as ofertas dos grandes retalhistas, que apostam pouco na diferenciação das ofertas para o canal electrónico. Nos produtos que pesquisámos, os preços praticados pela Worten, Vobis e Fnac são sempre iguais "on-line" e nas lojas físicas.

Outra possibilidade que deve verificar, é se a marca do produto que procura também vende "on-line", em Portugal. Veja e compare. Geralmente, esse não é o melhor preço mas a necessidade de despachar "stock" pode criar excepções à regra.

Importante é, também, saber que hoje em dia a maior parte das lojas "on-line" não aceita apenas cartão de crédito, mas, também, meios de pagamento mais tradicionais e, provavelmente, mais ao agrado de quem mantém reticências relativamente aos meios de pagamento na Internet, como sejam o pagamento por multibanco ou à cobrança. A par com a introdução de novos canais de pagamento, há igualmente um esforço dos prestadores de serviços para mostrar ao cliente que está perante um canal seguro e tão transparente como qualquer outra plataforma loja. São sinais de credibilidade que deve procurar: selos de segurança atestando o cumprimento de normas internacionais a este nível, informação detalhada sobre as condições de funcionamento da loja, características e preços dos produtos e indicação da morada física da empresa que assegura a plataforma. As duas últimas são obrigatórias.

Seis possíveis presentes para o próximo Natal

Escolhemos seis produtos para testar as diferenças e as semelhanças de várias lojas "on-line".
Todos integram categorias onde existem ofertas para todos os gostos e carteiras, e nas quais
a procura aumenta significativamente durante a época de festas.

Telemóvel Nokia N95

Com uma câmara de cinco megapixéis, vídeo, leitor de MP3 e GPS incorporado, em 120 gramas de peso e com uma memória de 160 MB (mais 512 MB em cartão SD), o Nokia N95 (cor "deep plum") está disponível em três das lojas que consultámos, "on-line" e "offline", que não diferenciam o preço do equipamento numa ou noutra plataforma.

Melhor compra: Fnac, Worten, Vobis

Preço 299 euros


GPS Nrive G280R

De produção nacional, no que se refere aos conteúdos, o NDrive G280R marca a entrada da empresa nas imagens reais, oferecendo ao viajante fotografias dos locais por onde vai passando no seu trajecto de viagem. A opção não está disponível para todo o país, mas já muda as vistas nas principais cidades. Procurámos o modelo na versão Ibéria Premium.

Melhor compra: Fnac

Preço 119 euros ("on-line": + 3,5 euros)




Leitor Creative Zen 16 GB

O leitor digital da Creative não serve só para ouvir música . É, também, uma ferramenta para ver fotos ou filmes, num equipamento que não é maior do que um cartão de crédito e que oferece um ecrã de 2,5 polegadas. Também está disponível com outras capacidades, entre os dois e os 32 GB.

Melhor compra: Pixmania

Preço 159 euros ("On-line": +9,90 euros)







Portátil Acer Aspire 5920

Equipado com Windows Vista Home Premium, o Acer Aspire 5920, na configuração 812G25Mi, apresenta um disco de 250 GB SATA e processador Intel Core 2 Duo T8100 a 2,1 GHz, com uma memória cache de 3 MB. O processador gráfico é um Intel GMA X3100 e o ecrã é de 15,4 polegadas.

Melhor compra: Chip7

Preço 599 euros (portes - 14,99 euros)










Câmara digital Nikon Coolpix L16

Com uma câmara de cinco megapixéis, vídeo, leitor de MP3 e GPS incorporado, em 120 gramas de peso e com uma memória de 160 MB (mais 512 MB em cartão SD), o Nokia N95 (cor "deep plum") está disponível em três das lojas que consultámos, "on-line" e "offline", que não diferenciam o preço do equipamento numa ou noutra plataforma.

Melhor compra: Design PC

Preço 73,70 euros ("On-line": + 9,13 euros)


TV LCD Samsung 40"

Com um ecrã de 40 polegadas e uma resolução de 1920x1080, este LCD da Samsung está numa gama de produtos que, de Natal para Natal, desperta um interesse crescente dos consumidores. É HD Ready, tem entradas para HDMI e um rácio de contraste dinâmico de 70.000:1. Obriga a um espaço livre na sala de pelo menos 986,7 x 668,7 x 265 mm, medidas do equipamento sem base.

Melhor compra: Worten

Preço 1599 euros




Antes de comprar é bom comparar

Para comprar ou pesquisar os melhores preços na Internet, há uma ajuda que não deve dispensar, a dos comparadores de preços. Existem vários "sites" a prestar estes serviços de forma gratuita, bastante fiáveis nos resultados que apresentam. São, sobretudo, uma excelente forma de chegar ao contacto com lojas de menor dimensão, menos conhecidas, mas onde pode encontrar bons preços. Nunca deve esquecer que qualquer recomendação apresentada deve ser validada posteriormente, assim como as referências da loja em questão. Deixamos alguns exemplos de comparadores de preços que pode consultar.

Kuanto Kusta
http://www.kuantokusta.pt/

Izideal
http://www.izideal.pt/

Preços.pt
http://www.precos.com.pt/
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio