Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: O "rating", a ida aos mercados e a decisão da Fed

A semana será marcada pelas decisões de bancos centrais, com a Fed em destaque. Em Portugal, a Fitch tem a opção de se manifestar sobre o "rating". Antes, o Tesouro vai novamente ao mercado.

11 de Junho de 2017 às 18:55
  • 1
  • ...
Segunda-feira A evolução da inflação em Portugal
O Instituto Nacional de Estatística divulga o Índice de Preços no Consumidor, relativo a Maio. Em Abril, o índice tinha tido uma subida homóloga de 1,98%, a mais elevada desde 2012, com as classes de restaurantes e hotéis a puxarem pelos preços, aproveitando a época da Páscoa. 

Terça-feira
 A confiança dos investidores na Zona Euro e na Alemanha

Dia para medir o pulso à confiança dos investidores na Zona Euro e também na Alemanha, com a divulgação dos índices Zew sobre a percepção económica tanto para o bloco do euro como para a economia alemã. Para a Alemanha, o Commerzbank antecipa uma estabilização em torno dos 20 pontos. 

Quarta-feira Portugal no mercado e a decisão sobre os juros nos EUA 

A agência que gere o crédito público realiza um duplo leilão de Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos. O montante indicativo é de entre 1.000 e 1.250 milhões de euros e o valor angariado servirá para pré-financiar as necessidades de 2018. No mercado secundário estes títulos transaccionam com uma taxa de 1,357% a cinco anos e de 2,994% a dez anos. 

O dia será repleto de indicadores económicos nos EUA, mas será a decisão e as palavras da Reserva Federal dos EUA a estarem no foco do mercado. Os investidores atribuem uma probabilidade de 95% a que a entidade liderada por Janet Yellen suba o intervalo da taxa dos fundos federais em 25 pontos base, para entre 1% e 1,25%. No mesmo dia serão divulgados também os dados dos preços no consumidor e das vendas a retalho. A merecer atenção, num outro bloco económico, está a divulgação dos dados da produção industrial na China. 

Quinta-feira
 Bancos centrais em foco no Reino Unido e na Suíça. Eurogrupo discute ajuda à Grécia
O Banco de Inglaterra decide sobre as medidas de política monetária poucos dias depois das eleições que resultaram na perda da maioria absoluta por parte dos Conservadores. O consenso do mercado aponta para que a taxa de juro de 0,25% fique inalterada. Também no caso do banco central suíço, o mercado não antecipa alterações. 

Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem no Luxemburgo para debater se as condições para completar a avaliação ao resgate e libertar uma tranche de sete mil milhões de euros para a Grécia foram cumpridas. 

Sexta-feira A decisão da Fitch sobre Portugal

A Fitch é a primeira das três maiores agências de "rating" com a opção de se pronunciar sobre Portugal após a saída do País do Procedimento dos Défices Excessivos e de Pierre Moscovici, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, ter defendido que Portugal merece uma avaliação mais positiva. A Fitch tem um "rating" de BB+, a um nível de sair de "lixo". Mas a perspectiva é "estável". Geralmente antes de subidas de "rating" esse "outlook" tem de passar a positivo. 

Ver comentários
Saber mais Inflação Portugal Indicadores Económicos Alemanha Zona Euro Obrigações do Tesouro Mercado de Dívida IGCP Taxas de juro Reserva Federal EUA Suíça Reino Unido Eleições Brexit Rating Fitch
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio